Pesquisa revela critérios para escolha da ração de cães e gatos em Teresina

Após obterem as respostas do formulário, comprovaram que o público que mais tinham pets eram mulheres jovens

28% das pessoas compram ração com base na aceitabilidade dos animais | Pixabay
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na hora de comprar a ração para o seu animal de estimação, qual seu critério de escolha?

Um estudo realizado por pesquisadoras da Universidade Estadual do Piauí revelou que em Teresina, o critério que mais importa no momento de comprar a ração é a satisfação e aceitação do pet. Isso acontece porque nos últimos anos, cães e gatos passaram a fazer parte da vida afetiva dos donos, e estes buscam satisfazê-los principalmente através de uma boa alimentação.

A aluna Bianca Morais e a professora Dinnara Souza, do curso de Zootecnia, campus Torquato Neto, são responsáveis pelo projeto que foi desenvolvido através do PIBIC (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica). A ideia surgiu a partir de uma necessidade de mercado, aonde buscou-se entender quais são os critérios que levam os tutores a adquirirem a ração, bem como saber quem é o público que possui pets e qual sua situação socioeconômica.

Para obter os dados da pesquisa, a professora e a estudante formularam um questionário e divulgaram nas redes sociais - Foto: Ascom

A professora Dinnara afirma que houve uma modificação na visão das pessoas sobre os cães e gatos, pois agora eles são vistos como membros da família. Assim, o mercado precisa moldar seus produtos conforme a preferência do cliente e do pet. “Hoje em dia será que o preço é o que mais importa? A nossa pesquisa mostrou que não, o que mais importa é se o animal está satisfeito com a alimentação e se essa alimentação tem um valor nutricional satisfatório. Os tutores se preocupam mais com o bem-estar do animal, do que com o preço”, destacou a docente.

Procedimentos e dados

Para obter os dados da pesquisa, a professora e a estudante formularam um questionário e divulgaram nas redes sociais. 103 pessoas de diversos bairros da cidade participaram da pesquisa.

Após obterem as respostas do formulário, comprovaram que o público que mais tinham pets eram mulheres jovens, na faixa etária de 20 a 30 anos, e sem filhos. Quanto ao perfil socioeconômico, comprovou-se que a maioria ganhava de 1 a 5 salários mínimos.

No que diz respeito ao critério de escolha das rações, 28% compram pela aceitabilidade da ração pelo animal, 18% pelo preço, seguido de 16% pela indicação do nutricionista, 11% pelo ingrediente presente na ração.

“Fizemos essa pesquisa e constatamos também que 83% dos animais já tinham, em algum momento, rejeitado a ração ofertada diariamente. Através de todos os dados obtidos queremos propor uma alimentação diferenciada, ou seja uma alimentação natural”, expressou a discente pesquisadora, Bianca Morais.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES