A cientista brasileira Mariangela Hungria, da Embrapa Soja, foi anunciada como vencedora do Prêmio Mundial de Alimentação 2025 — o World Food Prize, considerado o “Nobel” da agricultura. A premiação reconhece sua destacada atuação no desenvolvimento de insumos biológicos para a agricultura sustentável.
O anúncio foi feito na noite da última terça-feira (13), na sede da fundação que concede o prêmio, nos Estados Unidos. Criada pelo Nobel da Paz Norman Borlaug, pai da Revolução Verde, a instituição realizará a cerimônia oficial em 23 de outubro, em Des Moines, Iowa.
Em vídeo enviado ao Canal Rural, Mariangela Hungria compartilhou a emoção de receber um prêmio internacional, destacando que a conquista é fruto de um trabalho dedicado realizado no Brasil. Ela já havia sido reconhecida anteriormente como vencedora do Prêmio Personagem Soja Brasil na safra 2020/2021.
O prêmio homenageia, todos os anos, personalidades que se destacam por suas contribuições para melhorar a qualidade e a disponibilidade de alimentos no mundo. Por esse motivo, é amplamente conhecido como o “Nobel” da agricultura e da alimentação, já que essas áreas não estão incluídas entre as categorias oficiais do Prêmio Nobel.
(Com informações do Canal Rural)