Piauí Conectado levará internet de qualidade a mais 126 municípios

Com a iniciativa, o estado será o único do Brasil a estar 100% conectado.

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A empresa Piauí Conectado, que possui contrato na modalidade de Parceria Público-Privada (PPP) com o Governo do Estado, anunciou o início do estudo de ampliação do projeto que leva internet de qualidade aos municípios piauienses a mais 126 cidades. A princípio, o projeto Piauí Conectado contemplaria 85% da população piauiense, com a implantação de 1.500 pontos de internet de fibra óptica nos órgãos da administração estadual e espaços públicos de 98 cidades. Com a expansão da iniciativa, o estado será o único do Brasil a estar 100% conectado.

O diretor-presidente da concessionária, Emerson Silva, explica que a ampliação da cobertura de internet de qualidade em todo o Piauí era um desejo desde o projeto inicial. Diante do avanço do processo de implantação da rede de fibra óptica nos municípios da primeira fase, iniciaram o estudo para expandir a tecnologia digital a todas as cidades.

“Nós recebemos um prazo de 27 meses para a instalação nos 98 municípios que seriam contemplados, mas conseguimos realizar os trabalhos em uma velocidade muito satisfatória e está previsto para concluirmos nos próximos meses. Assim, com a expansão do projeto nos 224 municípios do Piauí, o estado será privilegiado, porque estará 100% conectado, e isso é um diferencial muito grande para o mercado”, destaca o diretor.

O governador Wellington Dias comemorou a iniciativa. “Uma boa notícia que me animou bastante. A empresa Piauí Conectado já faz o investimento de R$ 214 milhões e já chegou a muitos municípios, elevando a potência da internet. Agora, estão dispostos a fazer a expansão desse investimento e concluir os 98 municípios e chegar a mais 126. Cidades que iam receber internet por meio de antenas por rádio, agora vão fazer com fibra. É um investimento importante e de destaque, porque no momento em que as empresas têm dificuldades, a Piauí Conectado, parceira do Piauí, anuncia que vai beneficiar toda a população piauiense com 45 gigas de potência, o que é fundamental”, diz o gestor.

Ao todo, 32 municípios piauienses já estão com os pontos de internet de qualidade ativos, o que representa 60% da população piauiense contemplada com a conectividade.

Ponto de internet do Piauí Conectado na Praça Pedro II

A superintendente de Parcerias e Concessões do Estado (Suparc), Viviane Moura, ressalta a importância que a tecnologia digital demonstrou ter neste período de distanciamento social, uma vez que a continuidade dos serviços públicos só foi possível com a contribuição das soluções tecnológicas ofertadas pela Piauí Conectado.

Segundo a gestora, o estudo de expansão foi iniciado justamente para ressignificar a Administração Pública de todo o Estado com serviços de qualidade. Ela acredita que a tendência, no futuro, é fortalecer cada vez mais a telemedicina, a telesegurança e a teleducação.

“É por meio da rede que a gente se conecta e, hoje, continuamos mantendo relações vivas. Para a Administração Pública, tem sido o caminho, inclusive para que as atividades não suspendam ou parem, embora estejamos em home office. É graças a essa PPP que conseguimos manter um ritmo de trabalho. A Piauí Conectado tem sido uma grande parceira no sentido de abrandar as dores causadas em decorrência do coronavírus. As 98 cidades contempladas no projeto demandam e dependem, para que vários serviços funcionem, de uma rede capaz de atender a várias frentes de atuação do governo”, frisa Viviane Moura.

O objetivo do projeto Piauí Conectado é modernizar os serviços públicos e a comunicação do Estado, a fim de elevar o nível de desenvolvimento tecnológico do Piauí com a oferta de soluções tecnológicas nas áreas prioritárias do governo: educação, segurança e saúde.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES