Piauí é o 4º colocado do país com mais ligações para CVV

Foram mais de 16.000 ligações para o CVV em fevereiro

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em fevereiro o Piauí foi o quarto Estado do país que mais registrou ligações para o número de atendimento gratuito do CVV, o 188, com mais de 16.000 ligações, o que representou 10% do total das ligações no Brasil. O crescimento do número de chamadas no Piauí tem sido exponencial, pois em dezembro esse número já havia sido de mais de 10.000 ligações. O Estado onde mais ligações foram feitas para o número 188 foi São Paulo, com 46.315 ligações (27,77%), seguido de Rio Grande do Sul com 44.230 ligações (26,52%) e Rio de Janeiro com 18.626 ligações (11,17%).

A partir do dia 31 de março, sábado passado, o número 188, primeiro telefone sem custo de ligação para prevenção do suicídio, foi disponibilizado para mais sete estados brasileiros: Alagoas, Ceará, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe. O serviço é gratuito e 24 horas por dia, inclusive aos finais de semana e feriados e já era acessível à população de 16 unidades da federação.

Essa é a terceira fase de expansão do 188, operado pelo CVV (www.cvv.org.br) fruto de um convênio com o Ministério da Saúde. Desde que iniciou o funcionamento do 188, o CVV viu o número de atendimentos dobrar, chegando a 2 milhões em 2017.

O atendimento é feito exclusivamente por voluntários devidamente selecionados e preparados. Atualmente são mais de 2.400 voluntários e a entidade oferece constantemente cursos para quem busca o voluntariado, com agenda atualizada em seu site: www.cvv.org.br/voluntario .

O CVV prevê cobrir todo o território nacional com o 188 ainda no primeiro semestre deste ano.

Sobre o CVV

O CVV presta serviço voluntário e gratuito de apoio emocional para todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo. Os dois milhões de atendimentos anuais são realizados por 2.400 voluntários pelos telefones 188 ou pelo www.cvv.org.br via chat, Skype, e-mail ou carta.

Sobre o suicídio

O suicídio é um problema de saúde pública que mata pelo menos um brasileiro a cada 45 minutos, mais do que a Aids e muitos tipos de câncer, porém pode ser prevenido em 9 de cada 10 casos. O movimento Setembro Amarelo, mês mundial de prevenção do suicídio, iniciado em 2015, visa sensibilizar e conscientizar a população sobre a questão – www.setembroamarelo.org.br



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES