Piauí gerou 94 mil novos empregos em um ano e é 1º no nordeste

Piauí ocupa a 1ª posição na região nordeste e a 6ª no ranking geral

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Piauí gerou 94.088 novos empregos, atingindo um saldo positivo de 1,88% de admissões, no período de outubro de 2016 a outubro de 2017, conforme dados divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). O estado ocupa a 1ª posição na região nordeste e a 6ª no ranking geral do Caged, ficando atrás apenas de Roraima, Goiás, Tocantins e Santa Catarina.

Por meio da Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Setre), órgão que trabalha para a melhoria na geração de emprego e renda junto ao Sine/PI, tem se conseguido cada vez mais driblar a crise do desemprego e recuperar o mercado de trabalho no estado, como avalia o gestor da Setre, Gessivaldo Isaías.

"Em meio à crise econômica temos fortalecido a oferta de cursos profissionalizantes no estado, estimulando as empresas a caminharem na contramão do desemprego. O Sine, diariamente, tem ido à procura e capturado vagas, encaminhando os trabalhadores para o mercado de trabalho, tendo, a cada semana, alegria de estarmos crescendo e dando melhorias para o nosso estado”, pontuou o secretário.

Os setores de maiores demandas foram Serviços (32.661), Comércio (21.787), Construção Civil (12.121), Indústria de Transformação (7.538), Agropecuária (5.352), Serviço Indústria de Utilidade Pública (995), Extrativa Mineral (277) e Administração Pública (15), contabilizando 94.088 empregos entre outubro de 2016 a outubro de 2017.

Programas

A Setre realiza diversos programas para fomentar a economia e a empregabilidade no estado, atuando em diversas áreas como, a qualificação profissional, ofertando cursos de qualificação, nas áreas do empreendedorismo e da economia solidária, estimulando esse tipo de economia a buscar a formalização das atividades, para diminuir o impacto da crise e estimular, assim, a criação de novos postos de emprego, fazendo com que os números do Piauí permaneçam estáveis.

Um dos programas que a secretaria realiza é o Setre nos Municípios, que qualifica pessoas fora do convívio social e profissional nas áreas de construção civil, embelezamento e corte e costura em cursos ministrados em quatro caminhões itinerantes que circulam por todo o estado.

O Sistema Nacional de Emprego (Sine) faz parte das diretorias da Setre e trabalha em busca de aumentar a geração de empregos no estado e oferta os serviços de encaminhamento para o mercado de trabalho, agendamento de seguro-desemprego, emissão de carteiras de trabalho, dentre outros. A geração de emprego e renda é o principal objetivo da Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Setre), que elabora programas para aumentar os índices de qualificação e de empreendedorismo dentro do Piauí.

Cagede

O Caged é a principal fonte de informação sobre a movimentação do mercado de trabalho brasileiro, instrumento de acompanhamento e de fiscalização do processo de admissão e de dispensa de trabalhadores regidos pela CLT. O cadastro é utilizado pelo programa de Seguro-Desemprego, para conferência dos dados referentes aos vínculos trabalhistas, além de outros programas sociais.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES