Piauí lidera, desde 1998, a produção de pó de carnaúba no país

Sozinho, o Piauí gerou mais da metade (56%) da produção total de pó de carnaúba do país, que atingiu 19,8 mil toneladas em 2021

Avalie a matéria:
Piauí lidera, desde 1998, a produção de pó de carnaúba no país | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Piauí continua sendo o maior produtor de pó de carnaúba do país, tendo gerado 11,1 mil toneladas do produto em 2021. O estado se mantém na liderança desde 1998, conforme a Pesquisa do Extrativismo Vegetal e da Silvicultura (PEVS), feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Além do Piauí, apenas Ceará (7,9 mil toneladas), Maranhão (490 toneladas), Rio Grande do Norte (234 toneladas) e Paraíba (19 toneladas) registraram produção do pó no ano passado.

Sozinho, o Piauí gerou mais da metade (56%) da produção total de pó de carnaúba do país, que atingiu 19,8 mil toneladas em 2021. O montante obtido com o produto no estado, cerca de R$ 154 milhões, equivale a 55,7% do valor total gerado no Brasil. O país alcançou R$ 276 milhões com a extração do pó de carnaúba no ano passado.

Piauí lidera, desde 1998, a produção de pó de carnaúba no país - Foto: Divulgação

Apesar de o Piauí ser o estado com maior produção do país, as três cidades com maior volume são do Ceará. Os municípios cearenses de Granja, Camocim e Coreaú ocupam as primeiras posições quanto à quantidade de pó de carnaúba produzida em 2021. Na quarta posição vem o município piauiense de Piracuruca. Entre os dez municípios com maior produção do país estão ainda: Campo Maior, Castelo do Piauí, Nossa Senhora de Nazaré e São José do Divino.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES