Piauí recebe 51 novos profissionais cubanos do Mais Médicos

Médicos atuarão em 40 municípios piauienses por três anos

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O secretário de Estado da Saúde, Francisco Costa, irá receber, nesta sexta-feira(16),  os 51 novos profissionais cubanos do Programa Mais Médicos que irão atuar por mais três anos, em 40 municípios piauienses. A chegada está prevista para às 17h, no avião da Força Área Brasileira (FAB), no aeroporto Senador Petrônio Portella, em Teresina.

Para o gestor, o Programa consolidou-se no estado do Piauí como uma excelente  política de governo, onde bons resultados já foram colhidos nesses primeiros três anos .

“Nessa primeira etapa, são 51 profissionais cubanos que vem para continuar a proposta desse projeto de atendimento humanitário, fortalecendo a atenção primária, com foco na prevenção e na promoção à saúde, que são alicerces importantes para política de saúde pública no nosso país e, no estado do Piauí não seria diferente”.

Entre novembro e dezembro deste ano, 130 profissionais médicos cubanos e dois brasileiros encerraram a missão pelo Programa no Piauí. Para tanto, haverá a reposição dos 132 profissionais, sendo que 51 chegam amanhã e os outros médicos cubanos chegarão ao país em janeiro e a previsão é de que iniciem, de imediato, o trabalho nos municípios.

Na terça-feira(13), o secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), Rogério Abdalla, esteve no Piauí durante o Seminário de Atenção Básica com foco no Trabalho em Educação onde ressaltou que o “Ministério da Saúde tem garantido a manutenção do programa e que irão tentar criar as condições para que mais vagas sejam disponibilizadas para o Piauí”, disse.

Mais Médicos

No Piauí, mais de 300 médicos do programa atuam em 144 municípios. é parte de um amplo esforço do Governo Federal, com apoio de estados e municípios, para a melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). 

Além de levar Mais Médicos para regiões onde há escassez ou ausência desses profissionais, o programa prevê, ainda, mais investimentos para construção, reforma e ampliação de Unidades Básicas de Saúde (UBS), além de novas vagas de graduação e residência médica para qualificar a formação desses profissionais.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES