Piauí registra recorde na Safra Agrícola 2017

Dados foram divulgados pelo IBGE

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Secretário de Estado do Desenvolvimento Rural, Francisco Limma, participou, nesta quinta-feira (9), da solenidade que marcou a divulgação do Levantamento Sistemático de Produção Agrícola (LSPA) de 2017 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em Teresina.

Na apresentação dos dados, em uma coletiva à imprensa, estiveram presentes o gerente de Agricultura do IBGE, Carlos Alfredo, e o coordenador Operacional e chefe da Unidade Estadual do instituto, Leonardo Santana Passos.

O Piauí registra em 2017 um recorde na produção agrícola total, considerando a soja, milho, feijão, arroz, algodão e fava, alcançando 3,6 milhões toneladas, um crescimento de 177 %. O levantamento aponta em 2017 para uma produção de 241,6 milhões de toneladas de grãos, um crescimento histórico da safra brasileira da ordem de 30% em relação a 2016.

Segundo o instituto, é um aumento impulsionado pela grande seca envolvendo o Piauí e as áreas produtivas. Em 2016, a colheita ficou em 1,5 milhão de toneladas, aproximadamente.

A previsão do IBGE é que, a medida que os números se confirmem, o Piauí seja o 12° na participação relativa da produção agrícola do Brasil, atingindo 1,5% do total nacional. Ao se considerar a produção de soja ,a previsão é que este ano a produção fique em 2 milhões de toneladas, valor 212% maior que no passado. Segundo o IBGE, a produção de feijão deve ficar 210% superior a 2016, com uma colheita de 68 mil toneladas.

Na ocasião, o secretário Francisco LImma comemorou a safra recorde e comentou que o Piauí se destaca no ramo agrícola, comparado aos outros estados, mesmo o cenário atual.

"Para se ter uma idéia do crescimento, o Piauí está sendo procurado com mais frequência por empresários que pretendem investir na indústria agrícola no estado, o que consequentemente movimenta a indústria agrícola local”, ressaltou o gestor.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES