Piauí tem 22 mil casas localizadas em área de risco

A pesquisa ainda nem foi totalmente concluída, mas os números já assustam

O geólogo Francisco Lages | Andrê Nascimento
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

São 80 mil pessoas vivendo em áreas com risco de desabamento, deslizamentos e outros perigos, em 14 cidades do Piauí. O geólogo Francisco Lages, do Serviço Geológico do Brasil, da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM), disse que a companhia tem feito um diagnóstico para mapear todas as áreas de risco do Estado. A pesquisa ainda nem foi totalmente concluída, mas os números já assustam.

Os municipios com áreas de risco são: Barras, Batalha, Buriti dos Lopes, Campo Maior, Esperantina, Luzilândia, Matias Olímpio, Miguel Alves, Piracuruca, Porto, São José do Divino, Santa Cruz dos Milagres, Teresina e União. Os moradores das casas já foram avisados e notificados, assim como os órgãos competentes. Para o geólogo, as famílias deveria ser retiradas das áreas, mas na maioria dos casos, eles se recusam.

O diretor da Defesa Civil do Estado, Jerry Herber contou que após as enchentes nos anos de 2008 e 2009, quase 4 mil casas foram entregues gratuitamente às famílias atingidas, mas que muitos deles retornaram aos locais de origem. "Muitos agiram de má fé, e colocaram um parente na casa que foi doada, sem custo algum, e voltaram para as áreas de risco", disse.

A cidade de Campo Maior sediará esse ano um Simulado de Preparação para Desastres. Dia 13 de abril será feito um exercício que simulação para preparar a comunidade para situações de enchente, desabamento e outras. "Vamos fazer como se fosse real", disse Jerry Herber.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES