Piauí tem “fila” de mais de 4,7 mil mandados de prisão

Crime mais recorrente é o de tráfico de drogas

Crime mais recorrente é o de tráfico de drogas | div
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Piauí tem atualmente uma população carcerária de quase 6,6 mil detentos. Entretanto, esse número deveria ser 72% maior. É que o Estado tem uma “fila” de mandados de prisão à espera para serem executados pelas policiais – cerca de 4,7 mil, segundo o Banco Nacional de Mandados de Prisão, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A estatística do poder judiciário, que próximo ano completa uma década de existência, concentra dados das Justiças estadual, federal, militar e eleitoral. 

Como existem pessoas com mais de um mandado de prisão em aberto, não é possível saber quantos investigados estão hoje indevidamente em liberdade. Do total de ordens de prisão não cumpridas no Piauí, a maioria, pouco mais de 4,1 mil, se refere a pessoas procuradas. Isso significa que, depois de emitida a ordem de prisão, o investigado nunca foi capturado. Os outros 670 mandados em aberto pela Justiça piauiense são de foragidos: ou seja, pessoas que já estiveram presas um dia, mas fugiram. 

Embora revele o número de mandados de prisão, a ferramenta do CNJ não informa quantas pessoas de fato são alvos deles. Ainda assim, se todos fossem executados ao mesmo tempo, o sistema carcerário piauiense sofreria um colapso, simplesmente pela falta de vagas. No Piauí, hoje, o sistema prisional conta com apenas 3 mil vagas distribuídas em 14 penitenciárias, ou seja, menos da metade do total de presos. Caso os mandados fossem cumpridos de uma só vez, seria preciso criar mais 50% de vagas somente para esses réus. 

Sistema prisional do Piauí conta com apenas 3 mil vagas 

Ninguém da Secretaria Estadual de Justiça e Direitos Humanos quis falar sobre o assunto. Mas, informou, por meio da assessoria de comunicação, que realmente o sistema carcerário do Piauí enfrenta, atualmente, uma superlotação com 4.272 pessoas presas em aproximadamente 3 mil vagas. “A previsão é que de mais 500 vagas sejam criadas com uma nova unidade prisional, em Bom Princípio do Piauí, e a Central de Triagem, em Teresina, que devem abrir processo de licitação ainda neste ano”, pontuou a nota as Sejus, não comentando sobre a diferente de números da população carcerário informada por eles e a publicada na ferramento do CNJ. 

E a superlotação de presídios é, justamente, apontada como um dos gargalos do sistema penitenciário não só no Piauí, mas em todo o país, e um fator que contribui para fugas e crises. “Hoje, o Brasil tem a terceira maior taxa de encarceramento no mundo. Há uma certa cultura de encarceramento. A regra é a liberdade, a prisão deve ser excepcional. Se a gente tem um número alto de pessoas presas sem condenação, temos uma inversão dessa lógica. E se fossem cumpridos todos os mandados de prisão haveria um caos ainda maior”, apontou Nestor Ximenes, especialista em Segurança Pública. 

E os crimes mais recorrentes entre os registros de preso com mandados de prisão em aberto no Piauí são o tráfico de drogas (27%) e roubo (21%). E para tentar diminuir esse índice no Estado, a Polícia civil realizou ontem uma operação na capital para dar cumprimento a prisão de 15 foragidos da Justiça. De acordo com o delegado Willame Moraes, titular da Dicap, que é a Divisão de Captura, essa é a primeira de muitas operação quje devem ocorrer ainda esse ano para tentar diminuir o número de mandados em aberto, já que ano passado as operações foram bastante prejudicas pela pandemia.

“Nessa primeira operação contamos com o apoio de 60 policiais e cumprimos mandados contra traficantes, homicidas e assaltantes. É nossa primeira operação, desde o dia 10 de agosto do ano passado, após uma paralisação de mais de seis meses. Mas, vamos dar cumprimento a mais mandados esse ano”, disse o delegado, ressaltando que os dados do CNJ podem, inclusive, estarem defasados, tendo em vista a Dicap ainda recebe mandados de outros estados e de pensões alimentícias. “são mais de 5 mil mandados em aberto, hoje, somando tudo”, acredita.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES