Piauí tem nova queda na transmissibilidade da Covid-19 após restrições

Apesar dessa redução, o colapso do sistema de saúde causa impacto no aumento da letalidade.

rtu | rtu
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O índice de transmissibilidade do novo coronavírus segue em redução no Piauí, segundo a última análise de dados realizada pelo Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs), da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), referente ao período de 14 a 20 de março. Apesar dessa redução, o colapso do sistema de saúde causa impacto no aumento da letalidade.

O relatório mostra a análise da semana epidemiológica 11 (14 a 20 de março), na qual o índice de transmissibilidade verificado foi de 1,14, enquanto a semana anterior registrou o índice de 1,33. O atual índice significa que cem pessoas infectadas estão transmitindo para outras 114 pessoas. Ester Miranda, analista do Cievs, explicou que a redução na transmissibilidade é uma resposta à adoção de medidas restritivas pelo Governo do Estado para conter a segunda onda de propagação do vírus, porém não desconsidera a situação crítica em que o estado se encontra. 

Foto: Reprodução

“Embora o número de novos casos ainda esteja crescendo, a cada semana epidemiológica, o R0 está diminuindo com as medidas adotadas pelo governo. Apesar de ainda não estarmos na situação desejada, está havendo uma diminuição gradual desse R0, após as medidas ampliadas de distanciamento social, o que nos mostra que, em termos da transmissão, essas medidas têm sido eficazes”, ressaltou Ester. 

Letalidade 

O relatório revela ainda que o índice de letalidade da Covid-19 no Piauí continua em crescimento, saiu de 2,5 na semana anterior para 2,6 nesta semana. “Como o sistema de saúde já está no limite, infelizmente, ainda teremos uma sobrecarga desse sistema até abril”, frisou a analista. “A colaboração da população nesse momento é fundamental para que o índice de transmissibilidade continue diminuindo, o ideal é que esteja abaixo de 1 novamente. A tendência é de que se continuarmos com as medidas mais rígidas de distanciamento social, teremos em aproximadamente duas a três semanas um índice de transmissibilidade abaixo de 1, que é o que precisamos para conter a pandemia”, completou Ester.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES