Piauiense pode recorrer a serviços on-line para evitar aglomerações

O governo dispõe de serviços que podem ser realizados por meio de aplicativos em smartphones ou mesmo pelo computador.

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Por conta das recomendações publicadas em decreto nessa segunda-feira (16), o Governo do Estado reitera aos cidadãos piauienses que muitos de seus serviços podem ser acessados pela internet ou por meio de aplicativos para dispositivos móveis. Várias secretarias e outros órgãos estaduais possuem canais de comunicação que facilitam a vida da população e evitam o atendimento presencial neste momento em que é preciso ter maior cuidado com a contaminação provocada pelo coronavírus Sars-Cov-2, a doença Covid-19. O Estado segue as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS), do Ministério da Saúde e do Plano de Contingência elaborado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi).

Fazenda

A Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) orienta contribuintes a procurarem o “Fale com a Sefaz”, evitando, assim, que os contribuintes se desloquem até uma agência. O atendimento no canal é disponibilizado no site por meio do endereço www.sefaz.pi.gov.br/falecomasefaz/. Além de ser uma ferramenta importante para facilitar a vida dos contribuintes, trata-se de uma medida preventiva contra o coronavírus, a fim de evitar aglomeração nas agências de atendimento da Sefaz.

O site oferece inúmeros serviços, exceto o que necessita de protocolo de documentos. Mesmo assim, depois que o contribuinte dá entrada no protocolo, é possível acompanhar o andamento do pelo sistema SEI na página: http://portalsei.pi.gov.br/.

Dentre os serviços que podem ser acessados, estão: Cadastro, CPF na Nota, declarações eletrônicas, documentos eletrônicas, denúncias relacionadas ao ICMS, e-Ageat, IPVA, ITCMD, Malha Fiscal, postos fiscais, Restituição de Pagamentos Indevidos e taxas estaduais.

Saúde

A Sesapi deve manter diariamente os serviços do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde do Piauí (Cievs) para receber notificações sobre emergências. Os telefones são: (86) 3216-3606 ou (86) 99466-4030. Ou pelo do email: cievs@saude.pi.gov.br.

Habitação

A Agência de Desenvolvimento Habitacional (ADH) vai continuar garantindo que os mutuários do Jacinta Andrade, Santa Maria da Codipi (Conjunto Paulo de Tarso I, II e III), Nova Teresina (Conjunto Prado Júnior), Conjunto Parque Brasil I, II e III e casas pulverizadas (Cacimba Velha, Matadouro e Cerâmica Cil) possam emitir os boletos da ADH pela internet por meio do site www.adh.pi.gov.br.

Junta Comercial

Quanto à Junta Comercial, o órgão suspendeu o atendimento presencial, no entanto, os serviços on-line estão garantidos. Abertura, alteração, fechamento e certidões podem ser feitos pelo Piauí Digital www.piauidigital.pi.gov.br. O atendimento para dúvidas será realizado exclusivamente por meio do canal on-line Jucepi Responde, disponível no site www.jucepi.pi.gov.br, e pelo Call Center nos telefones (86) 3230-8800 e 3230-8810. Considerando que a Jucepi é 100% Digital, não haverá prejuízos no atendimento e no andamento dos processos no sistema on-line Piauí Digital.

Segurança Pública

Quanto à Segurança Pública do estado, o cidadão pode continuar recorrendo aos aplicativos disponíveis: Depre/DH, Salve Maria, Protege Celular, PMPI Cidadão e a página da delegacia virtual http://dv.pc.pi.gov.br/index.php.

A Secretaria de Segurança Pública publicou a portaria nº 016-GDG/2020/AN, afirmando que o atendimento presencial ao público ficará suspendo por 15 dias, resguardando apenas a necessidade de atendimento de casos urgentes, como homicídios, estupros, roubos de veículos, entre outros. O documento assegura que todos os policiais civis continuarão suas atividades, mantendo a segurança da população, principalmente priorizando os atendimentos urgentes e que as audiências voltarão a ser marcadas após o período de restrição.

Segundo o diretor de Tecnologia da Informação da ATI, David Avelino, a Agência de Tecnologia do Piauí (ATI) está garantindo a maioria dos serviços ao cidadão quando trata-se de emissão de taxas, por exemplo. “Estamos trabalhando para que o piauiense possa ter acesso de forma on-line aos serviços que o governo já oferece. Vamos tentar viabilizar o quanto antes, junto à Secretaria da Segurança Pública (SSPI), que a delegacia virtual possa também atender com mais facilidade nesse período que as pessoas estão em casa”, explicou o diretor.

Águas de Teresina

A Águas de Teresina está adotando medidas para evitar aglomerações no atendimento presencial. A concessionária pede aos clientes que busquem os canais digitais ou teleatendimento para solicitar serviços e tirar dúvidas. Os pedidos de ligação nova de água e esgoto e troca de titularidade, podem ser solicitados pelo WhatsApp (98124-3199). Os canais de teleatendimento funcionam 24 horas, todos os dias, incluindo fins de semana e feriados. São eles: 0800 223 2000 e 115. Funciona em período integral também o WhatsApp (98124-3199). A concessionária dispõe ainda do aplicativo Águas App, disponível para IOS e Android; além dos Serviços Online, que pode ser acessado no site da empresa (http://www.aguasdeteresina.com.br/).

CGE

A Controladoria-Geral do Estado do Piauí (CGE/PI) adotou medidas preventivas que começam a vigorar a partir desta quarta-feira (18). O atendimento no órgão será realizado, preferencialmente, por meio dos canais de comunicação: Telefone: Disque Ouvidoria 162 | CGE (86) 3211-0542 | 3211-0770/ 3218 3905/ 9 8802-4071;  E-mail: cge@cge.pi.gov.br | atendimento@ouvidoriageral.pi.gov.br; Sistemas: e-OUV (http://eouv.pi.gov.br/); e-SIC (acessoainformacao.pi.gov.br); Sincin (sincin.pi.gov.br); SEI (sei.pi.gov.br).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES