PiauíPrev convoca inativos e pensionistas para fazer Prova de Vida 2023

A não realização do procedimento implica em suspensão do benefício a partir de 30 dias após o fim do prazo

Servidores inativos e pensionistas terão que fazer prova de vida | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Servidores públicos estaduais inativos, militares da reserva e pensionistas, do Poder Executivo e do Tribunal de Contas do Estado (TCE) nascidos em janeiro e fevereiro, que recebem benefício previdenciário por meio da Fundação Piauí Previdência (PiauíPrev), já podem fazer a Prova de Vida 2023. A exemplo de anos anteriores, o procedimento é realizado por meio digital através do aplicativo oficial, disponível gratuitamente nas plataformas de celulares IOS e Android. A não realização da prova implica em suspensão do benefício a partir de 30 dias após o fim do prazo.

Prevista na lei 7.311/2019, a prova de vida é anual e obrigatória. Visa evitar o pagamento indevido de benefícios. Buscando dar mais comodidade aos aposentados e pensionistas, a Fundação Piauí Previdência aderiu ao aplicativo “Meu RPPS”, onde o beneficiário insere as informações, anexa os documentos e captura o movimento corporal exigido pela plataforma. A PiauíPrev orienta o usuário a atualizar a versão do aplicativo.

“Se o aposentado ou pensionista não realizou o procedimento no ano passado, pode acessar o app a qualquer tempo para realizar a comprovação de 2022. Já a prova de vida de 2023 deve sere feita apenas a partir do seu mês de aniversário,” esclarece Nayana Cavalcante, diretora de Previdência Piauí Prev.

Cronograma

Segundo cronograma elaborado pela Fundação Piauí Previdência, o servidor terá três meses para fazer a prova de vida, a contar do início do mês em que ele aniversaria (ver tabela abaixo). Os nascidos em janeiro, por exemplo, têm até 31 de março para concluir o procedimento.

Atualmente, a PiauíPrev paga cerca de R$ 205 milhões em 46 mil benefícios, sendo 36 mil aposentados e 10 mil pensionistas. O inativo ou pensionista que possuir mais de um benefício vinculado ao regime próprio do Estado do Piauí deverá proceder a prova de vida uma única vez. Caso o beneficiário seja também servidor estadual ativo, ele deverá selecionar, no aplicativo, a matrícula referente ao benefício, a fim de ter acesso à funcionalidade da prova de vida.

Não precisam realizar a prova de vida os servidores estaduais ativos, bem como os segurados inativos e/ou pensionistas que tiveram seu benefício implantado a partir de janeiro de 2023, assim como os detentores de pensão alimentícia descontada em benefício pago pela PiauíPrev.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES