PMT aplicou 420 multas educativas por desrespeito à vagas especiais

Ação educativa foi realizada por 17 dias em Teresina

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

No período de 17 dias de ações educativas em relação ao respeito às vagas especiais, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) aplicou cerca de 420 multas educativas. Na próxima segunda (06), às 8h30, haverá uma reunião no Ministério Público (MP) para que seja apresentado o relatório da ação educativa, que foi realizada nos shoppings e supermercados da cidade. 

Após a reunião no Ministério Público será iniciado o trabalho de notificação dos veículos que estacionarem nas vagas especiais sem que estejam com o cartão de estacionamento para Vaga Especial. As pessoas idosas e com deficiência ou com dificuldades de locomoção têm direito a estacionar nas vagas especiais nas vias públicas, em estabelecimentos públicos ou privados e de uso coletivo (art.24, XI CTB) nos shoppings e estabelecimentos comerciais, entretanto, essas vagas só podem ser usadas mediante o uso do Cartão de Estacionamento vaga especial, no painel do veículo, em local visível. O cartão é emitido gratuitamente pela Strans. 

De acordo com o diretor de Operação e Fiscalização da Strans, Jaime Oliveira, as ações educativas foram feitas em shoppings e supermercados da cidade e mostrou para as pessoas a necessidade do respeito às vagas especiais.

“Neste período realizamos o trabalho educativo em vários locais da cidade, agora vamos entrar na fase de notificação dos condutores que não respeitarem o espaço do outro. O trânsito é de todos, portanto, as pessoas têm que respeitar as Vagas Especiais, pois elas existem para facilitar a vida dos cidadãos que tem algum tipo de dificuldade de locomoção, por esse motivo, elas são colocadas próximos das entradas dos estabelecimentos”, alertou. 

O diretor enfatiza que é preciso ficar claro que o uso indevido dessas vagas é uma infração gravíssima e sujeita o veículo à multa no valor de R$ 293,47 e remoção do veículo. (art.181, XX, do Código de Trânsito Brasileiro). “Precisamos respeitar a sinalização, pois assim estamos garantindo os nossos direitos e dos outros”, disse. 

Para fazer o cadastro o idoso pode acessar o site da Prefeitura de Teresina, imprimir o requerimento, assinar e juntamente com as cópias da identidade, CPF e comprovante de residência entregar na sede da Superintendência. Já a pessoa com deficiência para se cadastrar precisa procurar o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) mais próximo da sua casa com a cópia da identidade, CPF, comprovante de residência e o laudo do médico com o Código de Identificação da Doença (CID). 

O cartão de estacionamento especial para idoso e pessoa com deficiência foi elaborado em conformidade com as Leis Federais de Nº 9503/1997 e 10.741/2003 e a Lei Municipal Nº 3.488/2006, por esse motivo o cartão é válido em todo território nacional.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES