População de Avelino Lopes destina metade da renda para comprar água mineral

O prefeito do município, Dióstenes Alves, decretou estado de calamidade pública na região e esteve nesta terça-feira (26) em Teresina.

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A população de Avelino Lopes, cidade a 859 km de Teresina, está sofrendo com a falta de água tratada para beber. A barragem, que abastece a sede do município, está praticamente seca, possuindo apenas 20% da sua capacidade. O prefeito do município, Dióstenes Alves, decretou estado de calamidade pública na região e esteve nesta terça-feira (26) em Teresina para discutir com parlamentares piauienses a situação da barragem.

O prefeito reuniu-se com o deputado estadual Fernando Monteiro (PTB), e solicitou o andamento do projeto de construção de uma adutora na cidade. Fernando Monteiro levou a questão para o plenário, apresentando fotos da atual situação do município aos deputados presentes. A construção da adutora deve beneficiar, além de Avelino Lopes, as regiões vizinhas, tendo capacidade para seis milhões de metros cúbicos de água.

O município que possui à 30 km a terceira maior barragem do Estado, Algodões II, com capacidade para 240 milhões de metros cúbicos de água, está passando por uma situação de calamidade, atingindo atualmente toda a zona urbana e rural. São 14 mil avelinenses que estão sendo atendidos através de carros-pipas e não possuem nenhuma forma de subsistência.

Segundo o deputado, a barragem acumulava água para abastecer toda a população, que há alguns anos era composta de apenas 400 casas, e hoje já ultrapassa as 3 mil residências para abastecimento. ?Atualmente o local se tornou um terreno seco, uma verdadeira imagem da desolação?, destacou Monteiro.

O petebista alertou ainda que o município é o que possui o maior consumo de água mineral do Brasil. ?Hoje a população de Avelino Lopes destina metade da sua renda a compra de água. A água é tudo para uma comunidade, sem água saudável a saúde da região fica caótica?, disse Fernando.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES