Portaria proíbe a queima controlada em todo o Piauí; Entenda!

A medida visa diminuir a quantidade de focos de incêndios que, atualmente, vêm consumindo grande parte das áreas de mata e floresta no Piauí, trazendo inúmeros prejuízos para o meio ambiente e colocando vidas em perigo.

Queimadas no Piauí | Arquivo MN
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma portaria publicada pela Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar) proíbe a queima controlada em todo o Piauí. A medida é temporária e já está em vigor desde a quinta-feira (23), valendo até o dia 30 de novembro. 

Segundo a Semar, o objetivo é diminuir a quantidade de focos de incêndios que, atualmente, vêm consumindo grande parte das áreas de mata e floresta no Piauí, trazendo inúmeros prejuízos para o meio ambiente e colocando vidas em perigo. 

Queimadas no Piauí põem comunidades em risco | FOTO: Arquivo MN

Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) mostram que o Piauí é o terceiro estado do Brasil em número de focos de incêndios, considerando somente o mês de setembro, e o quinto do país considerando os meses de janeiro a agosto deste ano.

“Os números mostram aquilo que estamos vendo na prática, a maioria dos municípios do Sul do Estado estão se desdobrando para apagar os incêndios que a todo instante aparecem em diversos lugares. Eles são provocados pelo homem, fruto de nossas práticas culturais da queima do lixo, da retirada do mel e da queima de áreas para o plantio. Precisamos mudar essas atitudes para o bem de todos”, destaca Sádia Castro, secretária do Meio Ambiente e Recursos Hídricos.

O Piauí já registra, somente neste ano, 8.709 focos de queimadas, um aumento de 127% em comparação com os registros feitos em 2020. A ocorrência de queimadas e incêndios florestais no Piauí é mais comum durante o B-R-O-Bró, época mais quente do ano, sobretudo por fatores climáticos (ventos e calor) e pelo uso indiscriminado do fogo.

Pena por descumprimento

Segundo a Portaria da Semar, quem não acatar a medida estará sujeito à pena de reclusão de 1 (um) a 3 (três) anos e multa previstas na lei 6.938/1981, na Lei 9.605/1998 e Decreto 6514/2008, sem prejuízo da adoção de outras medidas administrativas e penais. O período de proibição da queima controlada poderá ser prorrogado se as condições climáticas e meteorológicas apresentarem desfavoráveis para o emprego do fogo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES