Preços disparam e ovos sobem mais de 200% acima da inflação

A informação é da 3ª edição do “Estudo Sobre Variação de Preços dos Produtos na Pandemia” do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT).

Ovo subiu mais de 200% e teve aumento também no consumo | Roberto Moreyra / Agência O Globo
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um dos alimentos que teve a maior variação de preço entre março de 2020 e maio de 2022, foi o ovo. Produto de uso de larga escala. Dessa forma a variação chegou a 202,13% acima da inflação oficial entre exatos 40 produtos pesquisados.

A informação é da 3ª edição do “Estudo Sobre Variação de Preços dos Produtos na Pandemia” do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT).

Ovo atingiu um aumento de 200% acima da inflação -Roberto Moreyra / Agência O Globo 

Preços disparados

Foram verificadas ainda altas em  argamassa (139,4%) e açúcar (110,51%). Os dois com valores disparados. A variação média de preços, segundo o levantamento, foi de 57,5%, o que representa 37,6% acima da inflação oficial, que foi de 19,9%, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Além do ovo, houve uma verificação de variação acentuada em outros produtos. Isso se reflete em uma diferença significativa de preços, caso da carne bovina (91,11%) e o etanol-álcool combustível (litro), com 64,24%.

Veja aumento de preços segundo variações - reprodução

Consumo

Com relação ao ovo, uma possibilidade para o aumento, segundo André Braz, economista da Fundação Getúlio Vargas (FGV), tenha sido provocado por um maior consumo de ovos para fugir do preço alto da carne.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES