Primeiro Volkswagen Fusca do Brasil foi fabricado há 60 anos

Naquele ano foram vendidas 8.406 unidades do modelo

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O primeiro Volkswagen Fusca feito no Brasil com peças nacionais saiu da linha de montagem do antigo galpão localizado no bairro do Ipiranga, em São Paulo, no dia 3 de janeiro de 1959. Segundo a Volkswagen, naquele ano foram vendidas 8.406 unidades do modelo, então chamado de Sedan. Antes da nacionalização, o Fusca era montado na mesma fábrica desde 1951 com peças importadas da Alemanha.

Na época, o maior desafio da Volkswagen foi atingir os 54% de grau de nacionalização exigidos pela legislação por conta dos poucos fornecedores de peças. O Fusca era equipado com o motor boxer (cilindros opostos) refrigerado a ar de 1.2 litro a gasolina, que gerava modestos 36 cv de potência. O câmbio de quatro marchas não tinha sincronizador (a primeira marcha só podia ser engatada com o carro parado).

O primeiro exemplar nacional foi comprado pelo milionário Eduardo Andreas Matarazzo. Posteriormente, a família Matarazzo adquiriu mais 29 Fuscas.

O Fusca teve cerca de 3,3 milhões de unidades produzidas no Brasil entre 1959 e 1986 e liderou o mercado nacional durante 24 anos, perdendo para o Gol o posto de carro preferido dos brasileiros, em 1987.

A fabricação do Fusca em São Bernardo do Campo (SP) foi retomada entre 1993 e 1996 a pedido do então Presidente da República Itamar Franco. Mas o besouro não obteve o sucesso do passado em meio a concorrentes mais modernos e com preços mais competitivos.

De acordo com o Departamento de Trânsito de São Paulo (Detran.SP), constam 827.202 Fuscas registrados no estado, sendo 6.927 exemplares com a cobiçada placa preta de colecionadores. A capital paulista é a cidade com o maior número de Fuscas de coleção: 3.856 exemplares. Em seguida vêm Campinas e São Bernardo do Campo com 193 e 167 Fuscas, respectivamente, com placa preta.

O Fusca teve mais de 21,5 milhões de unidades vendidas mundialmente. O México foi o último país a encerrar a fabricação do modelo, na fábrica de Puebla, em 2003.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES