Professor Honório defende choque de gestão para recuperar investimentos e projetos

Candidato a reitor pela chapa “Nossa Uespi”, o professor avalia que a estrutura física, administrativa e acadêmica da instituição está “fora do tempo”

Avalie a matéria:
|

Candidato a reitor da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) pela chapa 2, ?Nossa Uespi?, o professor Antonio Gonçalves Honório avalia que a Uespi está passando por sérias dificuldades estruturais, financeiras, acadêmicas e de gestão. Segundo ele, as estruturas física, administrativa e acadêmica da instituição estão ?fora do tempo?. ?A Universidade estadual foi colocada fora do projeto de desenvolvimento político, econômico e tecnológico a que se propõe o Estado do Piauí e seus municípios e, portanto deixou de receber os investimentos necessários a projetos de longo prazo. Tal realidade foge totalmente aos fundamentos pelas quais foi criada?, argumenta o candidato a reitor.

Antonio Honório é professor de Direito e de História e tem como vice o professor Renato Bacelar, do curso de Direito da Uespi de Parnaíba. Ele disputa com mais dois candidatos: pela chapa 1, ?Sou Mais Uespi?, concorre o atual vice-reitor da Uespi, professor de química Nouga Cardoso, tendo como candidata a vice-reitora, Barbara Melo, que é professora de Letras Português e atualmente ocupa o cargo de presidente da Fapepi (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí). Já pela chapa 3, concorre a pedagoga Lucineide Barros, que tem como candidata a vice-reitora a professora de química Graça Ciríaco, ex-presidente do Sindicato dos Professores da Uespi.

O candidato a reitor pela chapa ?Nossa Uespi?, afirma que a autonomia universitária passa além da questão econômica, que é essencial, mas não é tudo quando a instituição não é capaz de exercitá-la do ponto de vista interno. Ele acredita que a autonomia é o exercício pleno de um orçamento participativo e democrático na medida da contribuição de cada um. ?O orçamento público triplicou, mas a atual gestão administrativa não foi capaz de promover a autonomia da universidade porque não preparou a instituição para o exercício desta. É preciso que as unidades administrativas, sobretudo do interior, participem da gestão orçamentária e não se limitem a sobreviver apenas de um suprimento de fundos?, argumenta.

Para o professor Honório, a desistência do atual reitor da Uespi, Carlos Alberto Pereira da Silva, de concorrer à reeleição, se deve à má avaliação da sua gestão. ?É senso comum que a atual gestão que ele representa não é bem avaliada?, frisa. A campanha eleitoral começou oficialmente no dia 5 de outubro e segue até 11 de novembro. As eleições que vão definir o reitor da Uespi para o quadriênio 2014-2017 irão ocorrer no próximo dia 13 de novembro.

Entre as principais propostas da chapa 2 estão a intervenção na estrutura física da Uespi através de projeto arquitetônico moderno; melhoria do espaço da sala de aula com a substituição imediata do piso, pintura, janelas, quadros, portas, carteiras imprestáveis e sistema de refrigeração; além da criação da Clinica Multidisciplinar para atendimento prioritário a servidores, professores e alunos; criação da Pró-reitoria do Estágio, Emprego e Assistência Estudantil e das Coordenações de Pesquisas e Extensão nos Campi e Centros.

A Chapa 2 defende ainda a descentralização administrativa por meio de distribuição de competências para que os Campi, Centros e Núcleos exercitem a autonomia universitária. Para isso, será regulamentado o art. 96, do Estatuto da Uespi, estando previsto a criação de coordenações na área de extensão e pesquisa nos Campi e Centros para execução desta proposta. Também é proposta a criação de um fundo permanente para construção e ampliação das bibliotecas na capital e interior, assim como para compra periódicas do acervo bibliográfico, integração da bibliotecas entre si e com as demais redes e implantação das plataformas virtuais em parceria com as demais instituições.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Veja Também
Tópicos
SEÇÕES