Profissionais da Saúde realizam atendimentos e orientações no centro

A Tuberculose é uma doença de cura completa e sem riscos de recidivas, cujo tratamento é gratuito.

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

CONFIRA A REPORTAGEM COMPLETA NA EDIÇÃO DESTA QUARTA-FEIRA (25) DO JORNAL MEIO NORTE

Em comemoração ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose, que profissionais da Fundação Municipal de Saúde (FMS), médicos e enfermeiros, realizaram na manhã desta terça-feira, 24, na entrada do Shopping da Cidade, localizado na região central de Teresina, atendimentos, orientações, distribuição de materiais educativos e ainda encaminhamentos para exames, em casos de pessoas com sintomas da doença.

A Tuberculose é uma doença de cura completa e sem riscos de recidivas, cujo tratamento é gratuito. Normalmente diagnostica em pessoas que apresentam tosse com expectoração, que duram de três semanas ou mais. Quanto ao tratamento, é realizado em Unidades Básicas de Saúde mais próxima e realizar o exame para confirmar o diagnóstico, e assim, dar início ao tratamento com medicamentos disponíveis.

Segundo Gilvan Carvalho, coordenador do Programa Municipal de Controle da Tuberculose, a mobilização realizada no Shopping da Cidade é uma forma de comemorar o Dia Mundial de Combate à Tuberculose e garante que o diagnóstico é por meio de um exame simples, com análise na secreção bucal.

“Esta atividade já faz parte da rotina dos profissionais do Programa Saúde da Família” e hoje em comemoração ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose estamos fazendo a campanha no Shopping da Cidade. Hoje, a tuberculose tem cura e pode ser diagnosticada através de um exame simples de escarro, onde o resultado sai pelo mais ou menos em 24h a 48h e o principal sintoma da doença é aquela tosse com catarro, com duração de três semanas ou mais“, esclarece Gilvan Carvalho.

Para o Coordenador do Programa Mundial de Controle da Tuberculose, o preconceito existente, ainda, quanto a Tuberculose, é devido a falta de conhecimento a respeito da doença e que só será solucionado com campanhas educativas.

Repórter: Márcia Gabriele



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES