Programa deve solucionar problemas de conexão nas escolas do PI

Escolas receberão um valor mensal para custear o provedor

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Após detectar alguns dos problemas enfrentados no quesito acesso à internet em alta velocidade nas escolas, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio da Gerência de Tecnologia da Informação (GTI), inicia um conjunto de ações que visam a melhoria e solução dos problemas enfrentados. Uma destas ações será a implantação do Programa Pacnet neste primeiro semestre de 2018. 

As escolas beneficiadas com o Programa de Autonomia das Unidades Escolares (Pactue), recurso financeiro direcionado para manutenção das escolas, receberão um valor mensal para custear a contratação e gerenciamento de um provedor local de internet que supra todas as necessidades da unidade escolar.  

Com o Pacnet, a Seduc objetiva solucionar os problemas de conexão das escolas, dando prosseguimento às próximas etapas já desenvolvidas pela Gerência de Tecnologia da secretaria que, durante o ano de 2017, adquiriu firewall de segurança para todas as escolas estaduais (blockbit). 

"Com esses equipamentos, conseguimos obter uma excelência na quantidade de internet que está chegando a cada unidade e delimitar uma política de segurança para não permitir o acesso a sites indevidos, além do bloqueio de alguns links de internet indesejáveis que possam realizar a propagação de vírus de alta complexidade para os equipamentos de tecnologia utilizados em cada escola", explica o gerente de Tecnologia da Informação da Seduc, Jorge Tajra. 

De acordo com o gestor, as escolas serão livres para contratar o provedor que melhor atenda suas necessidades, desde que obedeça aos critérios básicos de regras e políticas inseridas no programa. "Faremos o repasse mensalmente para cada escola para o custeio dessa despesa e devemos receber a nota fiscal de prestação dos serviços, por meio do sistema desenvolvido especialmente para acompanhamento do projeto", explica Tajra.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES