Projeto capacita mulheres para terem independência financeira

A receptividade dos novos conhecimentos tem nuances diferentes entre as mulheres mais novas e as mais maduras.

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma equipe do Instituto Rede Mulher Empreendedora, em parceria com o Google, está percorrendo os municípios brasileiros com o projeto Ela Pode, que visa capacitar mulheres, garantindo independência financeira e poder de decisão sobre seus negócios e suas vidas. No Piauí, os treinamentos já contemplaram as mulheres das cidades de Demerval Lobão e Miguel Alves, e, no dia 30 de novembro, o projeto chega a Parnaíba.

A instrutora do Ela Pode no Piauí, Luiza Senna, destaca que as capacitações são oferecidas gratuitamente para mulheres em situação de vulnerabilidade socioeconômica e o conteúdo é adaptado de acordo com as demandas apresentadas em cada região, com atenção especial para o Norte e Nordeste. “Abordarmos temas importantes para os desafios mais comuns na área do empreendedorismo e empregabilidade, tais como comunicação, liderança, negociação, finanças, networking, marca pessoal e ferramentas digitais”, explica.

Luiza comenta que é possível sentir a importância da capacitação na vida dessas mulheres. “Sentimos o impacto da nossa presença na vida dessas mulheres pobres, em especial as mais velhas, que se viram e criam a família como podem. As mulheres brasileiras já são naturalmente empreendedoras, mas elas passam a perceber a si mesmas como donas de si e líderes naturais. Elas veem que têm o direito de se amar e se cuidar, podem sim conseguir o que desejam, que fazem muito a partir de quase nada e isso merece reconhecimento, em especial de si mesmas”, pontua.

E a receptividade dos novos conhecimentos tem nuances diferentes entre as mulheres mais novas e as mais maduras. “A sensação que temos, ao final de cada capacitação, é que as mais velhas sentem que, pela primeira vez, tiveram uma voz. Há muito poder naquelas falas, quando elas pegam o microfone e contam suas histórias, porque parece que estavam guardadas há bastante tempo e carregam o peso do desabafo e a energia da sabedoria acumulada. Nas mais novas, sentimos a fagulha da criatividade se acendendo, elas saem extremamente energizadas e cheias de ideias de como melhorar suas vidas e de como agir dali em diante em várias situações”, pondera.

Luiza avalia ainda que esse empoderamento traz sentido real à palavra sororidade. “Essa é uma palavra da moda, mas que não significa nada quando não é sentida na pele, como temos passado. Pelo menos para mim, pessoalmente, isso se tornou uma coisa completamente diferente”, conclui.

Próximas capacitações

As instrutoras do Ela Pode - Luiza Senna, Havena Karen e Rosemary Farias -vão capacitar as mulheres da cidade de Parnaíba no dia 30 de novembro, das 8h às 17h, no campus da Ufpi no município. O formulário de inscrição está disponível no perfil no instagram @elaempreendepiaui. Em janeiro, será a vez das teresinenses. Os detalhes do treinamento na capital serão divulgados posteriormente.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES