Projeto com videojogo promete aproximar jovens da educação no trânsito

Ao todo, aproximadamente dois mil estudantes de ensino médio da rede estadual deverão ser beneficiados com a parceria

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

CONFIRA REPORTAGEM COMPLETA NA EDIÇÃO DO JORNAL MEIO NORTE DESTA QUARTA-FEIRA (20)

Promovendo a reflexão entre adolescentes e jovens, consequentemente estimulando o senso crítico, o projeto 'Jogo da Vida em Trânsito(JVT)' impõe valores que estimulam a redução nos índices de acidentes e conscientizam quanto à cidadania e segurança nas nossas vias. Lançado nesta terça (19), no auditório do Instituto de Educação Superior Antonino Freire (ISEAF), a ação envolve a Fundação Volkswagen e a Secretaria Estadual de Educação e Cultura do Piauí (SEDUC). Ao todo, aproximadamente dois mil estudantes de ensino médio da rede estadual deverão ser beneficiados com a parceria, que também oferecerá capacitação a 160 educadores, possibilitando a introdução de atividades didáticas no ambiente escolar, abrangendo o videojogo “Autopolis”, que através de uma linguagem moderna e atual foca na formação de condutores responsáveis, provando que cada ação no trânsito tem uma consequência; inserindo a constatação de que a prudência é sempre o melhor caminho.

Durante a assinatura do acordo de cooperação estiveram presentes diversas autoridades, entre elas o secretário da SEDUC Alano Dourado e o superintendente da Fundação Volkswagen Eduardo Barros. Desse modo, ressaltando o caráter dinâmico do projeto, a formação dos educadores já inciou ao término da solenidade e será dividida em quatro encontros presenciais e aulas em sistemas de ensino a distância, proferidas pela empresa desenvolvedora do jogo. O JVT busca introduzir uma metodologia inovadora na educação, através da interatividade e tecnologia como pilares imprescindíveis. “Surgiu essa ideia ligada à tecnologia, em usar esse instrumento. Este é o maior segredo, inserir uma linguagem que se aproxime dos jovens”, destaca Barros.

O projeto preza pelo aprendizado de forma simples e participativa, sendo composto por cursos de formação de educadores, biblioteca de projetos, guia voltado para os profissionais do ensino médio, o jogo 'Autopolis', além de uma plataforma online para o uso em sala de aula denominada 'JVT na rede'. “Essa é uma ferramenta importante para orientar o jovem, essa ação é vanguardista. Vamos tratar o trânsito dentro das escolas, para frear o crescente número de acidentes”, aponta Dourado.

Essa visão futura é um dos principais arcabouços do Jogo da Vida em Trânsito, que pretende se expandir para o interior do Estado. A Fundação Volkswagen já atua em 23 municípios do Piauí e prospecta tal iniciativa. “O objetivo é dar continuidade”, conclui Barros.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES