Projeto de caprino e ovinocultura integra UFPI à comunidade piauiense

O grupo já ministrou cursos de curta duração no interior do estado para treinar produtores

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Intercâmbio de conhecimentos. Aperfeiçoamento de técnicas. Integração entre comunidade e pesquisa universitária. Mais do que orientar produtores de rebanhos de caprino e ovinocultura, há mais de uma década, professores e alunos da Universidade Federal do Piauí (UFPI) estudam e difundem informações importantes ao desenvolvimento econômico do Piauí.

A caprino e ovinocultura são duas atividades relevantes, principalmente, nas regiões Sul e Sudeste do Piauí, embora nem sempre sejam exercidas de maneira correta. Por isso, o professor Dr. Amilton Raposo teve a iniciativa de criar o projeto "Estudo e Difusão de Conhecimento e Caprino Ovino Cultura - Grupo CAPRIOVIS" , que está em andamento no Centro de Ciências Agrárias (CCA).

"O professor Amilton idealizou o projeto para discutir questões relacionadas à caprinovinocultura e ele vem sendo renovado a cada dois anos", explica o atual coordenador da pesquisa, professor Dr. Gregório Nunes. O projeto também envolve os departamentos de Morfofisiologia Veterinária e de Zootecnia, fazendo uma ponte entre os cursos de Veterinária e Agronomia.

O engajamento dos alunos para estudar mais profundamente essa atividade econômica propicia maior conhecimento na área através das discussões em grupo, que muitas vezes envolvem também os próprios criadores. E é aí que está um dos grandes diferenciais desse projeto: as reuniões são abertas à comunidade e qualquer pessoa interessada em caprino ou ovinocultura pode frequentar o grupo e participar.

O grupo já ministrou cursos de curta duração no interior do estado para treinar produtores. Nas aulas de campo, são desenvolvidas práticas inerentes à criação desses animais relacionadas à vacinação, verificação de idade e escolha de reprodutores, por exemplo. O resultado é aprendizado para os alunos em formação e para os produtores, que trocam informações importantes e experiências.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES