Projeto de Lei obriga atendimento veterinário gratuito para população de baixa renda

Autor do projeto, o Deputado Feliciano Filho, comemora sobre o feito

Avalie a matéria:
Pela lei, o atendimento não se restringirá apenas às consultas, como também cirurgias | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Foi aprovado no início desta semana pela Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento da Assembleia Legislativa de São Paulo, o Projeto de Lei 478, de 2010,que determina a obrigatoriedade do atendimento veterinário gratuito aos animais da população carente em todo o Estado.

Em entrevista, o Deputado Feliciano Filho, autor do projeto, comenta:

- O grande mérito dessa lei é que, o que tem acontecido muito é o seguinte: muitas pessoas da população de baixa renda, da população carente, acabam entrando em estado de profunda angústia e tristeza, por muitas vezes não ter condições de dar o tratamento veterinário - o pessoal não tem dinheiro nem pra comprar um litro de leite, quem dirá para dar atendimento veterinário -, para o seu cachorrinho, o seu animalzinho de estimação. Isso é muito triste. E sem contar também da questão da transmissão de doenças.

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), o nome já diz né... É obrigação do CCZ dar atendimento gratuito pros animais da população carente, de baixa renda. Esse projeto tem esse intuito realmente de contribuir aí com a questão de diminuir o sofrimento das pessoas, e também de resolver um problema de saúde pública, porque ele já age em todas as esferas.

Pela lei, o atendimento não se restringirá apenas às consultas, mas também contemplará cirurgias, inclusive ortopédicas, que serão realizadas pelos órgãos de controle de zoonoses e canis municipais ou por meio de convênios com veterinários particulares, universidades ou entidades de proteção, dentre outros. O Deputado finaliza:

- Cuidando do animal ele[o Projeto] está cuidando da família, cuidando das pessoas, cuidando do animalzinho que tem sentimento, que sofre, precisa de atendimento; e ao mesmo tempo está resolvendo uma questão de saúde pública.

O PL 478/10 segue agora para a ordem do dia na ALESP, pronto para ser votada em plenário.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES