Queimadas intensas afligem todo Piauí

No decorrer de junho, foram detectados aproximadamente 5.900 focos de calor

Avalie a matéria:
|

Os focos de incêndio de 1º e a 15 de agosto no Parque Nacional Nascentes do Rio Parnaíba, na divisa do Piauí com o Maranhão, Bahia e Tocantins já somaram 116.

No decorrer de junho, foram detectados aproximadamente 5.900 focos de calor, de acordo com as medidas feitas pelo satélite AQUA_M-T. Estes focos de calor aumentaram 85% em comparação com maio passado e 30% em relação ao mesmo período de 2011.

Considerando a climatologia das queimadas para este período, houve redução no Mato Grosso e em São Paulo, em função da ocorrência de chuvas acima da média, e aumentos expressivos no Tocantins, Piauí, Maranhão e no extremo Oeste da Bahia, como resultado da estiagem que atinge a maior parte das Regiões Norte e Nordeste do Brasil. Em comparação com junho/2012, houve aumento no Piauí (90%, com 830 focos), no Pará (80%, com 185 focos), no Mato Grosso (70%, com 1650 focos), no Maranhão (50%, com 600 focos) e no Tocantins (25%, com 930 focos). No restante da America do Sul, observou-se aumento de 155% na Argentina (1.500 focos) e de 60% na Colômbia (270 focos). Nos demais países da América do Sul, as reduções mais significativas ocorreram no Paraguai (80 %, com 170focos) e na Bolívia (35%, com 350 focos).

O trimestre ASO é considerado o período mais crítico em relação às queimadas, com média de 39.700 focos no Brasil.

No restante da América do Sul, a média é de15.600 focos, destacando-se a Bolívia, Argentina e Paraguai. De acordo com a previsão climática para o trimestre ASO/2012, as queimadas tendem a ser menos intensas no setor sul da Região Centro-Oeste, abrangendo o Mato Grosso do Sul, o sul de Goiás e o sul do Mato Grosso, além de São Paulo e do Triângulo Mineiro.

Climatologicamente, os meses de agosto e setembro são os mais críticos no sul da Amazônia e nas Regiões Nordeste, Sudeste e no Centro-Oeste, especialmente no Mato Grosso. Durante outubro, as queimas tenderão a diminuir gradualmente no Brasil Central. Este trimestre também será critico para as queimas nos demais países da América do Sul, especialmente na Bolívia e no norte Argentina.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES