A bicampeã olímpica Rebeca Andrade participará do painel “Educação e Esporte” no SDGs in Brazil 2025, em 18 de setembro, na ONU em Nova York. O evento, realizado pelo Pacto Global da ONU no Brasil, é o maior encontro internacional de sustentabilidade corporativa do país, reunindo mais de 300 lideranças empresariais e sociais para debater o avanço dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), com 17 metas globais para um futuro justo, sustentável e próspero até 2030.
Rebeca Andrade participará do painel com Cláudia Romano, vice-presidente do Grupo Educacional Yduqs e presidente do Instituto Yduqs, do Pacto pelo Esporte e do Semerj, com mediação de Mônica Gregori, diretora de Impacto do Pacto Global – Rede Brasil. Cláudia promove ações de inclusão, equidade e suporte a atletas, da base ao alto rendimento, e reforça a educação como pilar do esporte sustentável. O debate abordará a conexão entre educação e esporte, com destaque para o Programa de Transição de Carreira do Atleta e o papel transformador da educação.
Para Rebeca, estar presente no evento representa mais do que uma oportunidade de compartilhar sua trajetória: é um momento de inspiração e de responsabilidade.
O convite do Movimento Educa 2030 para participar do SDGs in Brazil vai ser uma oportunidade única de estar reunida com centenas de lideranças importantes, falando sobre educação e esporte, pilares que me acompanham dentro e fora das competições. Como atleta e estudante de Psicologia na Estácio, essa experiência é ainda mais especial, porque me permite mostrar como esses pilares transformam vidas e compartilhar minha visão de planejamento de carreira e equilíbrio pessoal. E poder dividir esse espaço com a Cláudia Romano, que é uma grande liderança na educação e no esporte, torna esse momento ainda mais especial e inspirador para mim, afirma Rebeca.
Cláudia Romano destaca que esporte e educação são dimensões complementares, e que o Instituto Yduqs tem buscado fortalecer essa integração por meio de apoio direto aos atletas:
Esporte e Educação sempre caminharam juntos, porque compartilham valores fundamentais como disciplina, resiliência, trabalho em equipe e liderança. Há mais de 15 anos, firmamos uma parceria com os comitês Olímpico e Paralímpico Brasileiros para apoiar a formação acadêmica dos atletas. Hoje, já são mais de 2 mil atletas entre formados e graduandos. Esse trabalho é essencial para garantir uma transição de carreira mais justa e preparar esses jovens para o futuro. E é exatamente nesse ponto que nos conectamos aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e ao nosso lema: não deixamos ninguém para trás, reforça.
O painel Educação e Esporte reforça o compromisso da Yduqs e do Instituto Yduqs com a Agenda 2030 da ONU, especialmente os ODS 17, 10, 5, 4 e 3, consolidando a educação como pilar do desenvolvimento humano e social. A Yduqs, embaixadora do Movimento Educa2030, atua em frentes como a inclusão de mulheres e meninas em carreiras STEM e a empregabilidade de jovens aprendizes.
A trajetória de Rebeca Andrade ilustra de forma poderosa essa conexão. Aos 26 anos, multi campeã mundial e olímpica e uma das principais referências do esporte brasileiro, ela decidiu ingressar no curso de Psicologia da Estácio, instituição do Grupo Yduqs. A escolha reflete visão de futuro e a busca por equilíbrio entre carreira esportiva, saúde mental e vida profissional pós-competição.
O Instituto Yduqs, por meio do Programa de Transição de Carreira do Atleta, promove a inclusão e o desenvolvimento de atletas da base ao alto rendimento, preparando-os para novos desafios profissionais. A iniciativa, com mais de 2 mil alunos-atletas beneficiados em 15 anos, é realizada em parceria com Comitês, Confederações, Federações e instituições esportivas de todo o país.
O programa concilia treinos e estudos, desenvolvendo competências e construindo trajetórias sólidas além do esporte, reforçando a educação como ponte para o futuro e o compromisso social do Instituto.
O evento do Pacto Global também trará uma variedade de debates relacionados à agenda climática, como os avanços globais dos ODS, empregabilidade e geração de renda a partir da transição climática, acesso à água e saneamento e integridade corporativa como base para a justiça socioambiental.
É uma honra poder estar nesse espaço, dividir minha trajetória e mostrar como esporte e educação podem caminhar juntos para gerar oportunidades, inclusão e transformação social. Além disso, também poderei acompanhar e participar de discussões sobre temas fundamentais, como meio ambiente, direitos humanos, trabalho, integridade e finanças. É emocionante poder levar a minha voz de atleta e estudante para um espaço tão relevante, conclui Rebeca.
Confira a programação completa do SDGs in Brazil 2025