Reino Unido anuncia novo lockdown até 2 de dezembro

Novas regras de confinamento devem entrar em vigor nesta quinta-feira (5). Bares e serviços não essenciais serão fechados, mas escolas seguem recebendo estudantes. De acordo com o governo, nova onda de contaminações pode ser duas vezes pior que a primeira.

O primeiro-ministro britânico Boris Johnson, durante pronunciamento à imprensa sobre coronavírus, em Londres — | Foto: Andrew Parsons/10 Downing Street via AP
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Neste sábado (31), o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, anunciou as novas medidas de lockdown para o Reino Unido. Para conter o acelerado avanço da segunda onda de contaminações pelo novo coronavírus no país, as novas regras de confinamento passam a valer a partir da meia-noite de quinta-feira (5) até dia 2 de dezembro.

Boris Johnson afirmou que o crescimento no número diário de novos casos de Covid-19 é maior do que o pior cenário previsto e que, sem uma ação imediata, há risco de sobrecarga total do sistema de saúde britânico e que o número de mortes pode ser superior a mil por dia.

O primeiro-ministro britânico Boris Johnson, durante pronunciamento à imprensa sobre coronavírus, em Londres — Foto: Andrew Parsons/10 Downing Street via AP 

O conselheiro para assuntos científicos do Reino Unido, Patrick Vallance, disse que a quantidade de mortes durante a onda do coronavírus no inverno pode ser duas vezes maior que a primeira onda, na primavera.

Neste sábado, o Reino Unido se tornou o nono país a ultrapassar a marca de 1 milhão de casos de Covid-19. São mais de 20 mil novos casos diários, em média.

As medidas anunciadas pelo primeiro-ministro britânico foram:

  • Só será permitido sair de casa por razões específicas, como exercícios, compras essenciais e de remédios ou para cuidar de vulneráveis;
  • Serviços não essenciais, como comércio e setor hoteleiro, serão fechados;
  • Bares, restaurantes e pubs serão fechados, mas podem vender alimentos para viagem;
  • Locais de trabalho poderão manter as atividades, mas apenas caso as funções exercidas não possam ser realizadas de casa;
  • Escolas e universidades seguem abertas.

Parlamento vota quarta-feira

Johnson informou ainda que o pacote de medidas será enviado ao parlamento na segunda-feira e a expectativa do governo é que seja votado na quarta.

A duração do novo lockdown, embora prevista para se encerrar no começo de dezembro, pode ser estendida diante de um eventual agravamento da pandemia no país. A reabertura, prevista para iniciar em 2 de dezembro, deverá ser feita etapa por etapa.

As instituições de ensino, contudo, seguem abertas. "As escolas são o melhor lugar para as crianças. Não podemos deixar o vírus prejudicar o futuro delas", disse Johnson.

O governo britânico também anunciou a retomada do programa de subsídio salarial para garantir que os trabalhadores que não trabalham durante o lockdown recebam 80% de seu pagamento - será válido, a princípio, por apenas um mês. "Será um período muito difícil para as empresas", afirmou Johnson.

De acordo com o primeiro-ministro, a decisão dura do governo visa garantir que famílias possam estar juntas no Natal. "Estou otimista", concluiu.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES