Quatro pessoas morreram, entre elas um dos maiores arquitetos do mundo, na queda de um avião de pequeno porte na zona rural de Aquidauana, no Pantanal de Mato Grosso do Sul, na noite de terça-feira (23).
Segundo o Corpo de Bombeiros e a Polícia Civil, as vítimas foram identificadas como:
- Marcelo Pereira de Barros (piloto e proprietário da aeronave)
- Kongjian Yu, um dos maiores arquitetos do mundo
- Luiz Fernando Feres da Cunha Ferraz, cineasta
- Rubens Crispim Jr.
Konjian Yu
Kongjian Yu, professor da Universidade de Pequim e diretor da Turenscape, é criador das cidades-esponja, projetadas para absorver grandes volumes de água. Consultor do governo chinês, já realizou projetos em mais de 70 cidades. Em seus trabalhos premiados, aplica soluções baseadas na natureza, que permitem absorver, limpar e reutilizar águas pluviais e fluviais. Graduado em Beijing e doutor por Harvard, viria ao Brasil para a Bienal de Arquitetura e missão no Pantanal Sul-mato-grossense.
Luiz Fernando Feres da Cunha Ferraz
Diretor especializado em documentário e não-ficção, atua desde 2007 na Olé Produções, além de parcerias com outras produtoras. Entre seus trabalhos recentes estão a série indicada ao Emmy Internacional Dossiê Chapecó (WBD/HBO), a série To Win or To Win (MBC/Shahid) sobre o Al Nassr FC, e o documentário Paisagem Concreta (Arte1), exibido em festivais nos EUA, Canadá, Brasil, Suécia e Coreia do Sul. Também dirigiu a série Algo no Espaço, sobre artistas contemporâneos brasileiros.