Responsável por monitorar Amazônia é exonerada após desmentir governo

Exoneração de Lubia Vinhas, coordenadora-geral de Observação da Terra, foi publicada no 'Diário Oficial'. Inpe divulgou que alerta de desmatamento na floresta foi recorde em junho.

Coordenada do Inpe responsável em monitorar amazonia | Inpe
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na semana seguinte à divulgação de dados de desmatamento da Amazônia que contrariam o discurso do governo de Jair Bolsonaro, feito a empresários e fundos de investimento internacionais que exigem medidas eficientes de preservação do meio ambiente, a pesquisadora responsável pelo trabalho de monitoramento do devastação florestal no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) foi exonerada.  

A demissão de Lubia Vinhas, coordenadora-geral de Observação da Terra do Inpe, departamento responsável pelos sistemas Deter e Prodes, que acompanham o desmatamento da Amazônia, foi publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira (13/7), assinada pelo ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes. Procurada pelo Blog, a pasta ainda não respondeu.

Foto: Inpe

Na sexta-feira passada, o Inpe atualizou dados referentes ao desmatamento da Amazônia em junho, em ritmo crescente. Os alertas mostraram devastação de 1.034,4 km², 11% acima do mesmo mês de 2019. A exemplo do que fez no ano passado, quando demitiu o então presidente do Inpe Ricardo Galvão, o governo segue na linha de “matar o mensageiro” em vez de combater o desmatamento.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES