Revisão de subsídios será 1ª medida da equipe de Bolsonaro

Esse processo ocorrerá devido à reestruturação dos ministérios.

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A revisão da política de programas financiados com subsídios da União será a primeira medida na área econômica do futuro governo, segundo documento do governo de transição que servirá de base para os cem primeiros dias do mandato do presidente Jair Bolsonaro.

O material, distribuído na quinta-feira (27) aos futuros ministros, define a reorganização do Comitê de Monitoramento e Avaliação dos Subsídios da União (CMAS) e do Comitê de Monitoramento e Avaliação de Políticas Federais (CMAP).

Esse processo ocorrerá devido à reestruturação dos ministérios, especialmente o da Economia, que juntou em uma só pasta os ministérios da Fazenda, Planejamento, Indústria, Comércio Exterior e Serviços.

Depois da reconfiguração dos comitês, as equipes terão dois meses para avaliar quais programas — sociais e setoriais — merecem ser continuados e quais serão revistos (extintos ou com redução de subsídios).

Durante a campanha, a equipe econômica estimava um corte de pelo menos R$ 49 bilhões em benefícios concedidos.

Segundo o futuro Secretário de Política Econômica, Adolfo Sachsida, o Sistema S é um dos programas que sofrerá cortes. Haverá redução nas alíquotas das contribuições feitas pelas empresas que financiam os programas de treinamento e capacitação oferecidos por cerca de uma dezena de entidades nacionais em todo o país, como Sesi, Senac e Sesc.

Esses comitês decidirão onde cortar "gorduras", inclusive de programas sociais, para fazer sobrar recursos no caixa da União e fazer frente ao ajuste fiscal, bandeira do próximo governo.

Pessoas que participam dessas conversas afirmam que, na área social, uma das ideias é criar um Super Bolsa Família que contemple desempregados e permita cortar despesas com o seguro desemprego --programa que, por ano, consome R$ 19 bilhões.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES