Ricardo Lewandowski vem ao PI para implantar audiências de Custódia

O ministro do STF viará dia 21 para implantação do projeto

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

TJ-PI implanta projeto para desafogar sistema prisional do Estado

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Ministro Ricardo Lewandowski,  estará em Teresina no próximo dia 21 para a implantação do projeto Audiência de Custódia no Judiciário do Piauí.

O projeto objetiva melhorar o sistema carcerário do estado, garantindo que só serão encaminhadas para os presídios as pessoas que realmente tenham a necessidade de inserção no sistema carcerário.

O presidente Raimundo Eufrásio destaca que a Audiência de Custódia garante que presos em flagrante sejam apresentados a um juiz em um prazo máximo de 24 horas.

“Durante a audiência, o juiz analisará a prisão sob o aspecto da legalidade, da necessidade e da adequação da continuidade da prisão ou da eventual concessão de liberdade, com ou sem a imposição de outras medidas cautelares diversas da prisão. O juiz poderá avaliar também eventuais ocorrências de tortura ou de maus-tratos, entre outras irregularidades”, esclarece o Desembargador Presidente do Tribunal de Justiça.

No Estado do Piauí, o projeto Audiência de Custódia terá um diferencial, que é a parceria com o setor privado, através de parceria com o Sistema ‘S’. Outras parcerias também serão firmadas com entidades governamentais e não governamentais para encaminhar egressos à profissionalização, por exemplo.

“No dia 21 de agosto também serão inauguradas instalações com o intuito de promover ações de reinserção social do preso e recuperar aqueles que podem ser recuperados”, acrescenta Raimundo Eufrásio, chefe do Poder Judiciário do Piauí.

COMO VAI ACONTECER A AUDIÊNCIA DE CUSTÓDIA

ETAPA 1 – Identificação de preso e realização de perícia médica por legistas do IML;

ETAPA 2 – Pré-distribuição dos autos de prisão em flagrante;

ETAPA 3 – Atendimento dos presos com Defensores e Ministério Público;

ETAPA 4 – Atendimento dos presos pela equipe multidisciplinar composta por                Assistentes Sociais e Psicólogos;

ETAPA 5 – Realização da Audiência;

ETAPA 7 – Encaminhamento dos presos ao Núcleo de Atenção Permanente ao Preso (NAPP);

ETAPA 8 – Finalização dos atos determinados pelo juiz da Custódia



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES