Rio de Janeiro entra em estágio de atenção por causa de chuvas

Há possibilidade de rajadas de vento de até 76 km/h. Via na Zona Oeste ficou completamente interditada após queda de árvore. Sirenes de alerta são acionadas em 15 comunidades

Avalie a matéria:
chuva | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Rio de Janeiro entrou às 16h25 deste domingo (12) em estágio de atenção por causa da chuva que atingia a cidade desde o início da tarde. A previsão da Defesa Civil era de ocorrências de chuva moderada a forte.

Segundo o Centro de Operações da Prefeitura do Rio, núcleos de chuva moderada a forte se aproximaram da Região Metropolitana e atingiram a capital fluminense. Ainda de acordo com o órgão, as primeiras ocorrências de chuva foram registradas neste domingo (12) em bairros da Zona Oeste como Campo Grande, Santa Cruz e Recreio dos Bandeirantes.

Vento derruba árvore  no Anil - Foto: Reprodução

De acordo com a Prefeitura do Rio, sirenes de alerta foram acionadas em 15 comunidades para os moradores.

Por volta das 15h30, o sistema Alerta Rio informou que houve registro de rajada de vento forte, que atingiu 68,5 km/h, na Base Aérea de Campo dos Afonsos. A Estrada do Engenho D'água, no Anil, Zona Oeste do Rio, ficou interditada por causa da queda de uma árvore.

Uma árvore foi derrubada com a força dos ventos em Botafogo, na Zona Sul do Rio. Um apartamento na Rua São Clemente foi atingido e teve as janelas destruídas, segundo os moradores. Pelo menos, dois andares foram atingido pela árvore.

Pão de Açúcar 'sumiu'

Com a ocorrência de chuvas, uma massa de ar "escondeu" o ponto turístico Pão de Açúcar, que não podia ser visto da orla da Praia de Botafogo, na Zona Sul do Rio.

Ainda de acordo com o Alerta Rio, há previsão de pancadas de chuva moderada a forte até o fim do dia. Também existe a possibilidade de ocorrência de raios e rajadas de vento moderado a forte, com velocidades previstas de 18,5 km/h a 76 km/h.

Massa de ar escondeu ponto túristico do Pão de Açúcar - Foto: Elisa Soupin

Paes cancela agenda com Dória após chuvas

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, cancelou uma agenda que tinha com o governador de São Paulo, João Dória, por causa das chuvas que atingem o Rio. Ele ia acompanhar a última apresentação de 2021 da Orquestra Sinfônica de São Paulo, que seria realizada na Zona Oeste do Rio.

"Em razão das chuvas, não pude estar com o amigo @jdoriajr na última apresentação de 2021 da @osesp que acontece na cidade das Artes. Fica aqui meu agradecimento público a toda ajuda prestada por São Paulo na COVID e nessa semana c a vacina para gripe. João é um grande brasileiro", diz o post.

Ele também fez uma publicação em sua rede social dizendo que estava se deslocando até o Centro de Operações para monitorar a cidade. Ele ainda pediu que a população evitasse deslocamentos.

"Muito vento e muita chuva. Ou seja, não é hora de deslocamentos. Fique em local seguro até que as coisas melhorem. Estou chegando no Centro de operações. Mantenho vocês informados", disse Paes no Twitter.

A cidade estava em estágio de mobilização desde as 14h50 deste domingo (12). O estágio de atenção é o terceiro nível em uma escala de cinco e significa que uma ou mais ocorrências já impactam o município, afetando a rotina de parte da população.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES