Rio Grande do Sul vai ter tempo seco em junho, prevê Inmet

Para o próximo mês, a previsão é de tempo seco em grande parte do Brasil, com exceção da região Norte, do leste da região Nordeste

Avalie a matéria:
Chuvas devem diminuir no Rio Grande do Sul | Gustavo Mansur/Palácio Piratini

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou o prognóstico climático para o mês de junho, destacando que as chuvas no Rio Grande do Sul devem ficar abaixo da média. Desde o final de abril, o estado tem enfrentado fortes precipitações. Para o próximo mês, a previsão é de tempo seco em grande parte do Brasil, com exceção da região Norte, do leste da região Nordeste e de áreas específicas do Maranhão, Piauí e Ceará, onde são esperadas chuvas acima da média.

Consequências

De acordo com a Meteorologia, essas chuvas no Norte favorecerão a terceira safra de feijão e milho. Já a redução de precipitações no Sul contribuirá para o desinchamento do solo.

Como fica a temperatura?

As temperaturas em junho deverão ficar acima da média em todo o país. No Rio Grande do Sul, espera-se que fiquem abaixo de 14ºC, ainda assim, até um grau acima da média histórica para o mês. O boletim do Inmet alerta para a possibilidade de geadas em áreas de maior altitude, devido à entrada de massas de ar frio, fenômeno comum nesta época do ano.

Previsão para os próximos dias

No próximo fim de semana, o Rio Grande do Sul não deve registrar chuvas, embora o tempo possa permanecer encoberto. As temperaturas devem cair com a passagem de um "anticiclone migratório" pela região sul do estado. No sábado, o tempo estará firme em todo o estado, mas no domingo podem ocorrer precipitações moderadas nas regiões da serra, metropolitana e no litoral norte gaúcho. Em Porto Alegre, o fim de semana deve ser de tempo firme, com temperaturas entre 16ºC e 9ºC.

Próxima semana

Ainda há previsão de chuva, mas o tempo deve se estabilizar, segundo informações do governo do estado. Os dados meteorológicos são do Boletim Integrado Agrometeorológico 21/2024, elaborado pela Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), em parceria com a Emater/RS-Ascar e o Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga). (Com informações da Agência Brasil)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Veja Também
Tópicos
SEÇÕES