Rio Grande do Sul volta a ter temporais hoje; veja a previsão para o fim de semana

Região metropolitana de Porto Alegre deve registrar grandes volumes de chuva nos próximos dias.

Avalie a matéria:
Equipe de resgate em rua alagada no Rio Grande do Sul | Foto: Gustavo Mansur/Palácio Piratini
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Após alguns dias de chuvas mais localizadas, o Rio Grande do Sul está prestes a enfrentar temporais novamente, a partir desta sexta-feira (10). Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), espera-se que as chuvas se intensifiquem especialmente nas regiões centro-leste e nordeste do estado. Prevê-se que os acumulados de chuva entre sexta a segunda-feira (13) ultrapassem os 150 milímetros em grande parte do Rio Grande do Sul. 

REGIÃO METROPOLITANA DE PORTO ALEGRE: Na região metropolitana de Porto Alegre, que já enfrentou sérias enchentes, espera-se que volumes significativos de chuva continuem até a próxima segunda-feira. Essas chuvas são particularmente preocupantes, pois afetam áreas próximas a algumas das principais bacias de captação do rio Guaíba. Com os níveis de água já elevados, os novos temporais podem agravar ainda mais as inundações no estado. Segundo o meteorologista da Climatempo, Fábio Luengo, os maiores volumes de chuva devem se concentrar nas bacias da região, especialmente nas proximidades do Rio Caí e no Vale do Rio Taquari.

MAIS DE 100 MORTOS: As chuvas no Rio Grande do Sul já resultaram em mais de 100 mortes e mais de 130 pessoas desaparecidas. Atualmente, cerca de 395,6 mil pessoas estão deslocadas de suas residências, com 68,5 mil delas alojadas em abrigos e 327,1 mil consideradas desalojadas, buscando refúgio nas casas de familiares ou amigos. 

ALERTAS DEVIDOS AOS TEMPORAIS: O alerta mais severo, classificado como "perigo", engloba a metade norte do Rio Grande do Sul, que inclui cidades como Porto Alegre, Canoas, Caxias do Sul, Santa Maria e Passo Fundo. Nessas áreas, espera-se que as chuvas atinjam mais de 100 milímetros por dia, acompanhadas por ventos intensos de até 100 km/h. Nas demais regiões do estado, vigora o alerta de "perigo potencial" devido às chuvas intensas. Nestas áreas, prevê-se a ocorrência de chuvas de até 50 milímetros por dia, acompanhadas por ventos que não devem ultrapassar os 60 km/h.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES