Rio Longá, em Esperantina, atinge cota de alerta após fortes chuvas

No início da manhã desta quarta-feira (15), o nível do rio chegou a atingir 654 cm, ultrapassando em 14 cm a cota de alerta (>=640 cm).

Chuvas no Piauí | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Rio Longá, em Esperantina, atingiu nesta quarta-feira (15), a cota de alerta em razão das fortes chuvas que aumentaram significativamente o nível nas últimas 24 horas.  

Segundo dados do Serviço Geológico do Brasil (SGB/CPRM), no início da manhã desta quarta-feira (15), o nível do rio chegou a atingir 654 cm, ultrapassando em 14 cm a cota de alerta (>=640 cm). 

Contudo, já no meio da tarde desta quarta, o nível reduziu, embora ainda esteja dentro da cota de atenção, com 635 cm - considera-se atenção quando o nível fica igual ou maior que 540 cm e inferior a 640 cm. 

Cada ponto se refere a estações de monitoramento do nível dos rios, realizado pelo CPRM | foto: Reprodução

Nível do rio Marataoan continua em alerta

O Rio Marataoan, em Barras que atingiu na terça-feira (14), a cota de alerta continua neste patamar, segundo o CPRM. Os últimos dados no sistema do CPRM mostram que o nível chegou a 402,0 cm, às 19h45. Considera-se nesta condição quando o rio alcançar nível igual ou superior a 370 cm. 

Muita chuva em todo o Piauí

Chove bastante em todo o Piauí e a previsão é de mais chuvas. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), a região Nordeste tem tido grandes acumulados. Até as 9h desta quarta-feira (15) chegou a chover 71 mm em Canto do Buriti (PI), um dos cinco maiores volumes registrados na região Nordeste nas últimas 24 horas. 

"A previsão indica condições favoráveis para a ocorrência de chuvas intensas com grandes volumes em alguns pontos devido à grande concentração de umidade combinada ao padrão de ventos em altos níveis da atmosfera e a presença da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT)", informou o INMET.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES