RS: Defesa Civil alerta para mais inundações e pede que moradores deixem casas

No sul do estado, a situação também preocupa nas proximidades da Lagoa dos Patos, que recebe as águas do Guaíba. As cidades de Pelotas e Rio Grande estão enfrentando alagamentos.

Avalie a matéria:
Nível do rio Guaíba deve bater mais um recorde. Prefeituras emitem uma série de alertas em vários pontos do Estado do Rio Grande do Sul. | Reprodução/Facebook Governo do RS
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A situação no Rio Grande do Sul é crítica devido às fortes chuvas que persistem, causando inundações significativas, especialmente nas áreas próximas aos rios Caí e Taquari, no nordeste do estado. No final da tarde deste domingo, 12 de maio, a Defesa Civil do RS está em alerta para novos episódios de inundação, enquanto o número de morts decorrentes desses eventos subiu para 143.

RECORDE NO VOLUME - Os rios Taquari e Caí, que desaguam no Guaíba na Região Metropolitana de Porto Alegre, transbordaram novamente. Isso fez com que o nível do Guaíba, que estava em queda, começasse a subir novamente, com previsões da UFRGS indicando que ele poderá alcançar 5,5 metros, ultrapassando o recorde anterior estabelecido na semana passada.

Leia Mais

Imagens aéreas mostram um resgate em rua alagada no Rio Grande do Sul. Ao todo, 143 pessoas já morreram devido a tragédia climática no Estado (Foto: Reprodução/Facebook Governo do RS) LAGOA DOS PATOS - No sul do estado, a situação também preocupa nas proximidades da Lagoa dos Patos, que recebe as águas do Guaíba. As cidades de Pelotas e Rio Grande estão enfrentando alagamentos.

ALERTA DO CEMADEN - A Defesa Civil alerta as comunidades do Vale do Taquari e do Vale do Caí sobre o risco elevado de novas inundações, recomendando que os moradores não retornem para suas casas em áreas de risco. O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) também emitiu um alerta abrangente para a região, prevendo agravamento das condições com a chegada de mais água através das bacias dos rios Jacuí, Taquari-Antas, Caí, Sinos e Gravataí, que estão acima de seus limites de segurança.

RIO TAQUARI - Em Lajeado, o nível do Rio Taquari subiu rapidamente, alcançando 24,25 metros na tarde deste domingo (12), após uma elevação de 48 centímetros em apenas uma hora, ultrapassando a marca de inundação de 19 metros.

Em Canoas, na Região Metropolitana, a prefeitura ordenou a evacuação imediata dos residentes de diversos bairros devido ao risco iminente de novas inundações. O prefeito Jairo Jorge fez um apelo urgente por meio de vídeo nas redes sociais para que os moradores deixem suas residências para evitar situações de emergência.

PORTO ALEGRE - Ainda em Porto Alegre, a água começou a baixar no estádio Beira-Rio, lar do Internacional. Imagens recentes mostram que o gramado, antes quase totalmente submerso, está agora visível, evidenciando uma melhora momentânea nas condições, embora a ameaça de mais chuvas persista.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES