Saúde confirma 106 casos no Piauí

A confirmação por vínculo epidemiológico ocorre quando pessoas que conviveram com paciente que teve resultado positivo para Gripe A

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Comitê Estadual de Enfrentamento da Pandemia de Influenza A (H1N1) confirma um óbito por Influenza A (H1N1) no Piauí. O resultado do exame foi encaminhado ao Lacen pelo Laboratório Adolfo Lutz. O resultado dos exames de familiares mais próximos, que haviam sido medicados preventivamente, foi negativo. A Fundação Municipal de Saúde de Teresina comunicou o resultado à família.

Segundo o infectologista Pedro Leopoldino, do Instituto de Doenças Tropicais Natan Portella, no prontuário do paciente consta histórico de pneumonia e derrame pleural. A Fundação Municipal de Saúde de Teresina está investigando a relevância das doenças associadas para o óbito.

O Comitê informa, ainda, que de 11 de maio a 20 de setembro de 2009, foram confirmados laboratorialmente 43 casos de Influenza A (H1N1) e mais 63 por vínculo epidemiológico. Estão sendo aguardados resultados de mais 30 casos que estão sendo analisados pelo Instituto Adolfo Lutz (São Paulo). O monitoramento das pessoas que tiveram contato com pacientes com Influenza A (H1N1) cabe ao município.

A confirmação por vínculo epidemiológico (de acordo com os protocolos emitidos pela Organização Mundial de Saúde e pelo Ministério da Saúde) ocorre quando pessoas que conviveram com paciente que teve resultado positivo para Gripe A também apresentam gripe com os mesmos sinais e sintomas.

QUADRO INFLUENZA A (H1N1) ? PIAUÍ - Período: 11/05 a 21/9/09

Casos Confirmados em exame laboratorial................ 43

Casos confirmados por vínculo epidemiológico.......... 63

Casos suspeitos*................................................30

Participam do Comitê Estadual de Enfrentamento da Pandemia de Influenza A (H1N1): Secretaria de Estado da Saúde (através das superintendências das áreas de Atenção e de Assistência à Saúde como Vigilância Sanitária, Vigilância em Saúde, Laboratório Central, Hospital Getúlio Vargas e o de referência Natan Portella), Fundação Municipal de Saúde de Teresina, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, conselhos regionais de Enfermagem, Medicina e Odontologia.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES