Secretaria de Justiça apresenta projeto de ressocialização no Piauí

O estopim do projeto se deu na Penitenciária Irmão Guido

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Visando colaborar na ressocialização dos internos das unidades prisionais do Estado por intermédio da leitura, o secretário de Justiça, Daniel Oliveira, apresentou o projeto 'Leitura Livre' no último sábado (6) no Salão do Livro do Piauí (Salipi).

Na ocasião, o gestor verbalizou os principais benefícios da proposição para o sistema penitenciário local, abrangendo os esforços do Executivo na melhoria da área, indicando para a meta de fornecer uma opção a mais para os detentos, am-pliando os horizontes, de modo que eles possam ser afastados da criminalidade. "Nosso plano é ampliar esse projeto para todas as unidades prisionais do Estado e abrir, por meio da leitura, novos horizontes para os internos", disse.

O estopim do projeto se deu na Penitenciária Irmão Guido, onde a psicóloga Vanessa Moura percebeu os benefícios que o hábito da leitura trazia aos presos, desse modo, sua implantação foi contemplada ainda no último mês de março, com resultados positivos até o momento.

"Apenas privar uma pessoa da liberdade não vai garantir que ela saia da prisão melhor. Depois que os detentos começaram a ler, percebemos que eles ampliaram sua visão de mundo e o ambiente na penitenciária melhorou", afirmou.

Cabe ressaltar que um dos focos do projeto Leitura Livre está direcionado na remição da pena. Além dos benefícios que a leitura possibilita, a aprovação das resenhas por uma banca avaliadora, formada por membros da Secretaria de Educação, garantirá a remição de quatro dias na pena do interno.

"Os detentos ficam com um livro durante 30 dias e no final produzem uma resenha. Depois disso, eles participam de uma roda de conversas para discutir sobre o que foi lido, aprendido", ressaltou Moura.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES