Senador Marcelo Castro alega que clima não está bom

Senador avalia que o governo terá dificuldade para aprovar o crédito suplementar nesta quarta (5).

| O presidente da Comissão Mista de Orçamento (CMO) do Congresso, senador Marcelo Castro (MDB-PI). Foto: Efrém Ribeiro.
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em reportagem ao Jornal O Estado de S. Paulo de hoje (5), o presidente da Comissão Mista de Orçamento (CMO) do Congresso, senador Marcelo Castro (MDB-PI), avalia que o governo terá dificuldade para aprovar o crédito suplementar de R$ 248,9 nesta quarta-feira, 5, no colegiado.

"O clima não está bom", disse o senador. "Não é só a questão técnica, é a questão política, que tem que compreender", declarou.

O governo pediu a autorização do Congresso para um crédito extra a fim de garantir o pagamento de subsídios e benefícios assistenciais sem descumprir a chamada regra de ouro. "Vou colocar para votar (quarta-feira). Aí vai no voto mesmo", comentou o presidente da CMO. A sessão da comissão está agendada para as 10 horas desta quarta-feira, 5.O presidente da Comissão Mista de Orçamento (CMO) do Congresso, senador Marcelo Castro (MDB-PI). Foto: Efrém Ribeiro.

Na terça (4),  líderes do governo conversaram com parlamentares para negociar a votação do texto, que depois precisa ser aprovado por maioria absoluta, ou seja, por 257 deputados e 41 senadores, em uma sessão conjunta do Congresso, também marcada para esta quarta. A votação, porém, só ocorre após os parlamentares analisarem 23 vetos presidenciais que trancam a pauta.

Limite

A regra é uma norma constitucional que impede o governo de contrair dívida para cobrir despesas correntes, como o pagamento de salário de servidores. Na prática, a lei admite o endividamento do governo só para fazer investimentos. Como as despesas estimadas para 2019 superam a arrecadação, o governo enviou ao Congresso o projeto para autorizar o Executivo a emitir títulos para bancar programas e ações como o Bolsa Família.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES