Sesapi alerta para aumento de 50% no número de casos de dengue no Piauí

Os municípios com maior número de casos prováveis com respectiva incidência são Teresina, São Pedro do Piauí, Curimatá, Curralinhos e Marcos Parente

Sesapi alerta para aumento de 50% no número de casos de dengue no Piauí | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), através da Coordenação de Epidemiologia, constata que o número de casos de dengue no Piauí aumentou em 50% em 2022, em relação ao mesmo período do ano passado. Segundo o Boletim da 3ª Semana Epidemiológica de 2022 da Sesapi, o número de casos prováveis em este ano é de 99, contra 66 casos registrados no mesmo período de 2021. Até o momento, 13 municípios do estado têm registro da doença, mas sem mortes.

Os municípios com maior número de casos prováveis com respectiva incidência são Teresina, São Pedro do Piauí, Curimatá, Curralinhos e Marcos Parente. E os cinco municípios com maior incidência são Curralinhos, Marcos Parente, Hugo Napoleão e Curimatá. Até agora, 211 cidades estão sem notificações de dengue.

Os municípios com maior número de casos prováveis com respectiva incidência são Teresina, São Pedro do Piauí, Curimatá, Curralinhos e Marcos Parente - Foto: Divulgação

A recomendação para prevenir a dengue é eliminar os criadouros do mosquito, evitando o acúmulo de água parada; limpar sempre as caixas d’água e mantê-las fechadas; trocar a água de vasos de plantas aquáticas; secar os pratinhos dos vasos de plantas; limpar os ralos; tratar a piscina com cloro e nunca descartar lixo de maneira inadequada.

O Supervisor de entomologia da Sesapi, Ocimar Alencar, faz o alerta à população para que elimine os criadouros do mosquito transmissor da dengue. “O período das chuvas torna o momento muito preocupante para o aumento de casos da doença no Piauí. É preciso redobrar os cuidados”, afirma Ocimar.

A dengue é uma doença viral transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti que provoca febre alta, dor de cabeça, dor muscular, dor nas articulações, dor atrás dos olhos, prostração, manchas vermelhas na pele, náusea e vômito. A doença pode desencadear complicações e até a morte. A recomendação para o doente é repouso e hidratação para que seu quadro se estabilize.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES