Na tarde desta quarta-feira (16) foi aprovado o incremento de três mil cirurgias de catarata no Projeto "Estratégia de Ampliação do Acesso aos Procedimentos Cirúrgicos Eletivos - Oftalmologia, 2022" (Mutirões de Catarata). A meta inicial era realizar 12 mil procedimentos até o final de 2022. Com o incremento da CIB o número de cirurgias sobe para 15 mil.
Além do aumento no número de procedimentos, a CIB também aprovou as metas do Projeto para o ano de 2023. A Sesapi pretende realizar 27 mil 101 procedimentos cirúrgicos durante o Mutirão de Catarata 2023, sendo 11 mil vagas destinadas à cirurgia do primeiro olho e 16 mil e 101 vagas para procedimentos do segundo olho.
O Projeto, "Estratégia de Ampliação do Acesso aos Procedimentos Cirúrgicos Eletivos - Oftalmologia, 2022" (Mutirões de Catarata), já passou por quase todos os territórios piauienses, beneficiando os moradores que precisam de cirurgias de catarata.
CIRURGIA DE CATARATA
Para ter acesso aos procedimentos cirúrgicos, os pacientes precisam procurar a Secretaria Municipal da Saúde de sua cidade onde são avaliados e encaminhados para a etapa de triagem para saber a necessidade ou não de cirurgia.