Sesapi estuda implantação de cirurgias neurológicas em Parnaíba

A ideia é firmar parceria para atender a demanda do território

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Secretaria de Estado da Saúde estuda implantar a oferta de serviço de neurologia no município. A ideia é firmar parceria para atender a demanda do território Planície Litorânea. Com a proposta, será possível diminuir o tempo de atendimento da vítima da ocorrência neurológica entre o evento do trauma e a assistência especializada.

“Os procedimentos, hoje, na sua grande maioria, são referenciados para a capital, e alguns deles poderiam ser feitos em Parnaíba. Estamos, a partir de agora, com a equipe técnica da Secretaria de Estado as Saúde e Secretaria Municipal de Parnaíba, discutindo sobre a logística para fazer esse atendimento, desde a parte de estrutura à parceria e equipe de profissionais. É uma ação muito importante para o processo de descentralização da Saúde no Estado do Piauí”, comenta do secretário Francisco Costa.

O neurocirurgião Emerson Brandão, da Rede de Urgência e Emergência da Secretaria, explica que com a implantação do serviço o paciente terá mais agilidade no atendimento. “Nós já sabemos que o tempo no atendimento desses pacientes é fundamental e essa demora entre o primeiro atendimento na sua cidade e o encaminhamento para realizar a cirurgia em Teresina piora o quadro da vítima, aumenta as sequelas e também as chances de óbito”, acrescenta.

O Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA) já oferta uma série de procedimentos neurológicos, que será ampliado para a realização de cirurgias neurológicas. O projeto de implantação passará por ajustes realizados pelas equipes técnicas do município e da Superintendência de Assistência à Saúde (Supas) da Secretaria de Estado da Saúde.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES