Sesapi realiza atividades de prevenção ao suicídio em Teresina

Teresina é uma das capitais com maior número de suicídios.

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) realiza, nos dias 14 e 15 de setembro, uma mobilização no sentido de envolver os profissionais de comunicação, saúde e sociedade em geral em relação ao suicídio, reforçando a campanha mundial de Prevenção ao Suicídio - Setembro Amarelo.

Com o tema "Abordagem e prevenção ao suicídio na mídia", a Secretaria vai promover na quarta-feira (14), a partir das 8h, uma roda de conversa entre psicólogo, psiquiatra, Ministério Público Estadual (MPE-PI) e profissionais da comunicação de jornais, rádios e TVs locais. Durante essa ação, o secretário de Estado da Saúde, Francisco Costa, irá apresentar o boletim com os dados de suicídio no Piauí e ações da Secretaria nos cuidados, acolhimento e prevenção.

Para a assessora de Comunicação da Saúde, Graciene Nazareno, a sociedade tem que se apropriar dessas informações para também dá um apoio nessa causa. “É importante que possamos trabalhar todos os segmentos da sociedade. E que a imprensa trabalhe a informação com ética e respeito pelos familiares”, afirma.

Teresina é uma das capitais com maior número de suicídios no Brasil. “E, visando à prevenção e redução desses casos, a Secretaria de Saúde está assumindo o compromisso de organizar a vigilância do suicídio em todo o Piauí”, comentou a coordenadora estadual de Epidemiologia, Amélia Costa.

Amélia explana ainda que a atividade tem como objetivo conscientizar à sociedade em geral. “Muitas pessoas entendem o suicídio como um ato individual e, na realidade, não é. A sociedade precisa se organizar pra ter essa visão e contribuir para a redução desse agravo”, afirma.

Na quinta-feira (15), será promovido um workshop "O suicídio como pauta na saúde", ministrado pela psicóloga da Unidade Integrada do Mocambinho, Valéria Raquel Alcântara Barbosa, a partir das 8h, no auditório do Hospital Getúlio Vargas (HGV). Após o workshop, será exibido um documentário com o tema “Suicídio no Brasil”.

Ainda no dia 15, a Secretaria vai trabalhar essa temática, também em rodas de conversa e orientação à população, apresentação artística cultural e encerramento com a dança circular do Grupo Somos Saúde AS, no Parque da Cidadania, às 16h, com a participação das faculdades, Conselhos de Medicina, Psicologia e técnicos da Fundação Municipal de Saúde de Teresina.

Essas atividades são promovidas em parceria com o Hospital do Mocambinho, Hospital Getúlio Vargas, ProVida, Centro de Valorização da Vida(CVV), Conselho Regional de Psicologia(CRP21), Conselho Regional de Medicina(CRM), Secretaria de Estado da Educação, e universidades públicas e privadas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES