Sete municípios são afetados atingidos por enchentes no Piauí

Barras, José de Freitas, Piripiri, Cabeceiras, Batalha, Lagoa Alegre e Esperantina estão em situação de enchente e parte da população está desabrigada

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na sexta-feira (13) foi dado alerta vermelho para temporal na região Norte do estado do Piauí e Ceará. Cajueiro da Praia e Luís Correia estão entre os locais que podem ser atingidos por fortes tempestades. Isso se deve às grandes áreas de instabilidade associadas à Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que permanecem próximas à costa do Norte Nordeste, mantendo o alerta de temporais, especial para estes estados.

Alerta vermelho no litoral do Piauí por causa de temporais

Além disso, o Instituto de Desenvolvimento do Piauí informou que os municípios de Barras, José de Freitas, Piripiri, Cabeceiras, Batalha, Lagoa Alegre e Esperantina estão em situação de enchente. Parte da população de sete cidades do Norte do Piauí está desabrigada por causa das enchentes causadas pelas cheias dos rios que cortam a região. 

Quanto às chuvas, diante da Carta Sinótica da Marinha, que aponta ZCIT acima do estado, o climatologista Werton Costa confirma a influência e intensificação das precipitações no litoral. “Observa-se também que no centro do Brasil há uma Zona de Baixa Convergência que contribui para potencializar a ação da zona em rumo ao interior. Nos extremos, essa umidade bem concentrada vai atingindo inicialmente o litoral e com potencial para chegar em Teresina”, falou.

O Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI) acompanha a adoção de medidas preventivas e assistenciais em caso de atuais e possíveis enchentes no primeiro semestre deste ano, nos municípios de Piripiri e Brasileira, diante das análises das condições atmosféricas fornecidas pelos climatologistas.

Chuvas aumentaram nível do rio em Barras e deixou famílias desabrigadas | CRÉDITO: Portal Visão Piauí

O secretário estadual de Defesa Civil do Estado do Piauí, Geraldo Magela, vem orientando municípios com risco de ocorrência de enchentes a promover medidas de caráter preventivo, como a limpeza de canais, galerias e bueiros, além do desassoreamento de rios e riachos, sobretudo em áreas urbanas, com o objetivo de reduzir o potencial das enchentes e facilitar o escoamento pluvial.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES