Setor de oncologia abre em janeiro no Hospital Universitário do PI

A Unidade de Alta Complexidade vai contar com 13 médicos

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Piauí vai ganhar nos próximos meses o primeiro serviço público de tratamento oncológico. Em agosto deste ano, o Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (UFPI) foi contemplado com a verba de R$ 2.470.00.00 do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais. O recurso está sendo aplicado na implantação da Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) do HU.

A unidade vai priorizar, inicialmente, o atendimento de pacientes com os cinco tipos de cânceres com maior incidência no Piauí que, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer são: próstata, mama feminina, colo do útero, pulmão e colorretal.

O chefe de Divisão Médica do HU, doutor José Lira, afirma que a implantação da Unacon está em ritmo acelerado e que até janeiro de 2016 começa a funcionar.

“A previsão é que sejam feitos 300 atendimentos de pacientes oncológicos por mês. O Piauí não tem um hospital público com atendimento exclusivo de pacientes com câncer e a Unacon será inovadora. Com o funcionamento da Unacon, com certeza os hospitais particulares serão desafogados”, acredita José Lira.

A Unidade de Alta Complexidade vai contar com 13 médicos oncologistas e cirurgiões, além de uma equipe de fisioterapeutas, enfermeiros, técnicos, todos especializadas em oncologia.

“Queremos atender um número grande de pacientes do SUS. Vamos oferecer serviço de quimioterapia, radiologia, tudo o que um paciente com câncer necessita”, acrescenta o chefe de Divisão Médica do HU.

Os investimento feitos no Hospital Universitário estão intensificando o atendimento de pacientes.

Amanhã (17), o presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares vem ao Estado inaugurar o setor de ressonância magnética do Hospital. Com o novo serviço, a expectativa é que o número de exames aumente para mais de 3.500 por mês.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES