Setre e Sejus qualificam 55 detentos na área de construção civil

O curso conta com a carga horária de 80h.

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na manhã desta sexta (23) a Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Setre) junto a Secretaria de Estado de Justiça (Sejus) realizaram a certificação de 55 detentos qualificados no curso de construção civil através do Setre nos Municípios. O evento aconteceu na penitenciária Major César Oliveira e contou com as presenças do secretário da Setre, sub-secretário da Sejus e representantes da Secretaria de Educação do Estado.

O curso conta com a carga horária de 80h, foi realizado em 22 dias úteis e tem como objetivo recolocar os internos no mercado de trabalho. O Programa Setre nos Municípios também atua em todo o estado qualificando pessoas de comunidades carentes. Além do curso de construção civil os caminhões itinerantes sediam cursos de embelezamento e corte e costura.

Gessivaldo Isaías, secretário de Estado do Trabalho e Empreendedorismo, reafirmou a importância do curso aos detentos. “Essa é uma oportunidade que estamos dando para que os detentos tenham a segunda chance que todos merecemos ter. Com o certificado e qualificados eles terão como se reinserir no mercado de trabalho e como mudar de vida ao sair da penitenciária”, disse o secretário.

Os cursos ministrados através do programa já haviam sido realizados em outras penitenciárias e formado cerca de 160 detentos, foram 34 reeducandos na Colônia Agrícola Major César Oliveira (Construção Civil), 80 detentas da Penitenciária Feminina de Teresina (Embelezamento e Corte e Costura) e 48 internos da Penitenciária Irmão Guido (Construção Civil).

O detento e aluno do curso ministrado pelo programa, David Silva, agradeceu a oportunidade. “Em nome de todos os detentos eu agradeço a oportunidade que a Setre e a Sejus estão nos dando, porque somos muito julgados pela nossa condição lá fora e quando saímos quase não temos chances, mas o curso veio abrir portas para que a gente possa conseguir um trabalho e ficamos muito gratos por esse presente”, concluiu o aluno.

Durante o curso de construção civil os alunos receberam instruções sobre assentamento de tijolos, pilares de sustentação, enchimento de alicerce, noções de medidas e espaço, noções de hidráulica e elétrica, alvenaria e revestimento, segurança do trabalho, dentre outros assuntos. Após as aulas teóricas os estudantes colocaram em prática tudo que aprenderam nas dependências da penitenciária.

A iniciativa é pioneira no Estado e proporciona aos internos uma expectativa de futuro e oportunidade de recomeço fora da reclusão. Após a conclusão do curso os certificados são cadastrados no sistema do Sine para serem enviados ao mercado de trabalho de acordo com a existência de vagas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES