As fortes chuvas que caíram nas últimas 24 horas provocaram duas mortes e estragos em várias regiões de São Paulo, principalmente no litoral. Os temporais causaram alagamentos e deslizamentos de terra que afetam o trânsito em pelo menos três rodovias.
Veja as principais informações sobre as chuvas:
-Em Ubatuba, uma criança de 7 anos morreu após um deslizamento;
- Em São Sebastião, uma mulher de 35 anos morreu atingida por uma árvore;
- A Prefeitura de São Sebastião decretou estado de calamidade na cidade, onde há pessoas desabrigadas após alagamentos e desabamentos;
- Em Ilhabela e outros locais do litoral, há registro de falta de água e luz;
- Em Juquehy, carros ficaram submersos;
- Há interdições nas rodovias Rio-Santos, Mogi-Bertioga e Tamoios;
- Helicópteros da PM têm dificuldade para resgatar vítimas durante chuva;
- Exército vai enviar aeronaves para ajudar no resgate;
- Mais de 100 bombeiros trabalham nas buscas em São Sebastião e Ubatuba;
- Em 24 horas, choveu o esperado para todo o mês de fevereiro em 3 das 4 cidades do Litoral Norte, segundo Defesa Civil.
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, e o coordenador estadual da Defesa Civil, Coronel Henguel Ricardo Pereira, foram para São Sebastião. Tarcísio disse que aeronaves do Exército serão enviadas para ajudar no resgate de vítimas em locais sem acesso pelas estradas e onde os helicópteros da Polícia Militar não conseguem chegar por causa do mau tempo.
De acordo com o governo, um comitê de gerenciamento de ações foi montado para atender aos desabrigados e desalojados e seis equipes da Defesa Civil estadual estão em São Sebastião, município que declarou estado de calamidade pública após os temporais.
Três das quatro cidades do Litoral Norte de São Paulo tiveram, nas últimas 24 horas, o volume de chuva esperado para todo o mês de fevereiro, de acordo com dados da Defesa Civil.