Sul-mato-grossenses são os que mais viajam para visitar amigos e familiares

De acordo com recente pesquisa divulgada pelo Ministério do Turismo e IBGE, 46,5% das viagens realizadas no ano de 2021 tinham este objetivo

Alter do Chão (PA) é um dos destinos para aproveitar ao lado dos amigos. | Tiago Silveira/MTur
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Viajar sempre rende boas histórias e quando é para visitar aquele amigo que mora longe e que não vemos há algum tempo, melhor ainda, não é mesmo? No Brasil, 1 em cada 3 viagens realizadas em 2021 por motivo pessoal foi para encontrar amigos ou parentes em outra cidade ou estado, de acordo com a PNAD Turismo, divulgada pelo Ministério do Turismo e o IBGE. 

Os sul-mato-grossenses foram os que mais realizaram este tipo de viagem no período, totalizando quase metade (47,5%). Em seguida, aparecem os mato-grossenses (46,5%) e os capixabas (45,9%).

Alter do Cháo é um dos destinos mais procurados na região Norte (Tiago Silveira / MTur)

Mais do que lazer e diversão, o turismo também é responsável por promover grandes encontros e reencontros entre amigos e familiares pelo país. E no Brasil não faltam destinos para ser cenário desses momentos. Por isso, no Dia do Amigo, celebrado nesta quarta-feira (20.07), a Agência de Notícias do Turismo separou alguns destinos para curtir aquela viagem com o seu melhor amigo.

Para começar, que tal uma passadinha na Chapada dos Veadeiros, em Goiás? O destino que reúne cachoeiras, piscinas de águas termais, trilhas, e um belo pôr do sol é um local perfeito para curtir ao lado do seu amigo. Em 2001, o Parque Nacional foi tombado pela Unesco como Patrimônio Natural da Humanidade, em reconhecimento à rica biodiversidade característica do Cerrado, e pela existência de espécies únicas no local. Além de destino de natureza e de aventura, a chapada proporciona ao visitante experiências esotéricas para quem busca a áurea do misticismo que envolve a região.

Se você e seu amigo curtem uma praia, Ubatuba (SP) é o destino! Cercada por mais de 100 praias, o local é indicado para dar aquela passeada e curtir uma aventura com o seu companheiro de viagem. Lá, vocês poderão fazer uma passeio de lancha e de escuna com a possibilidade de ver a olho nu tartarugas e golfinhos, conhecer a Ilha das Couves e suas águas cristalinas, dar uma passada no Castelo dos Arautos – construção gótica medieval – e aproveitar a noite na Rua Guarani, uma das mais charmosas da cidade, com lojas, restaurantes, cafés, bares e galerias de artesanatos. Opções não faltam na cidade do litoral paulista.

Porto Seguro

Na Bahia, Porto Seguro é um das recomendações do Ministério do Turismo. Conhecido por ser o destino de estudantes em viagens de formaturas, o local possui águas calmas e quentes, além de diversas opções noturnas, incluindo a famosa “Passarela do Álcool”. A cidade também abriga os distritos de Trancoso e Caraíva, atrativos imperdíveis para quem gosta de locais calmos. Às margens do belo rio é possível apreciar o pôr do sol, comer um pastel de arraia e mergulhar na água quentinha, que também é ideal para fazer um passeio de stand up paddle (SUP) ou ainda se aventurar descendo o rio de boia.

Alter do Chão

Para finalizar, não poderíamos esquecer de Alter do Chão (PA). Conhecido como “Caribe da Amazônia”, o destino é farto em atributos naturais, que o tornam um dos principais destinos turísticos do Pará. Lugar interessante para dividir com amigos: beleza cênica, atrativos históricos/culturais, gastronomia diferenciada e boa infraestrutura. É uma mistura singular de praia de água doce, areias brancas e a única vegetação amazônica O lugar permite curtir o “verão amazônico”, nos meses de agosto a dezembro, período que o volume das águas diminui, devido a vazante do rio Tapajós.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES