SEÇÕES

Suspensão de voos da Voepass: o que acontece com quem já comprou passagem?

Consumidor pode optar por reembolso integral, reacomodação em outro voo ou buscar compensação através do Procon ou juizado especial.

Suspensão de voos da Voepass: o que acontece com quem já comprou passagem? | Foto: Divulgação/Voepass
Siga-nos no

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) suspendeu todos os voos da Voepass a partir desta terça-feira (11) devido a problemas de segurança nas operações da companhia. A medida segue uma fiscalização iniciada após o acidente com um avião da Voepass em Vinhedo (SP) no ano passado, que resultou em 62 mortes. 

A Anac afirmou que a empresa não conseguiu corrigir as irregularidades identificadas. A suspensão é cautelar e ficará em vigor até que a Voepass comprove a correção das não conformidades relacionadas ao sistema de gestão.

O que acontece com quem tem voo marcado

A Anac informou que a suspensão impede a Voepass de operar, vender novas passagens e determina o cancelamento dos voos programados. A empresa responsável pela venda das passagens deve entrar em contato com os consumidores para fornecer esclarecimentos e alternativas. 

As passagens podem ser adquiridas diretamente pela Voepass, pela Latam ou por agências de viagem, e em todos os casos, a empresa vendedora deve oferecer suporte ao cliente.

Nesse caso, o passageiro tem direito a...

  • reembolso integral do valor pago pela passagem;
  • reacomodação em outro voo da mesma companhia aérea, se houver.

A reacomodação deve ser sem custos para o consumidor e em horários próximos ao voo cancelado, segundo o advogado Gabriel de Britto Silva. Passageiros que optarem por reacomodação em outro voo, como da Latam ou outra companhia, têm direito à assistência material, dependendo do tempo de espera no aeroporto. 

  • a partir de 1 hora: comunicação (internet, telefone etc.);
  • a partir de 2 horas: alimentação (voucher, refeição, lanche etc.);
  • a partir de 4 horas: hospedagem (somente em caso de pernoite no aeroporto) e transporte de ida e volta. Se o passageiro estiver no local de seu domicílio, a empresa poderá oferecer apenas o transporte para sua residência e de sua casa para o aeroporto.

Empresa não ofereceu a compensação, e agora?

Se o consumidor sentir que o atraso ou cancelamento causou danos significativos, como perda de um evento importante, pode solicitar indenização ao Procon. Caso os direitos não sejam respeitados, é possível entrar com ação no juizado especial cível para exigir o cumprimento dos direitos. 

O que diz a Voepass

Abaixo, leia a íntegra da nota da Voepass:

"A VOEPASS Linhas Aéreas informa que recebeu a notificação da ANAC de suspensão de sua operação e iniciou as tratativas internas para demonstrar, conforme solicitado, sua capacidade de garantir os níveis de segurança exigidos pela agência reguladora.

A companhia reitera que sua frota em operação é aeronavegável e apta a realizar voos seguindo as rigorosas exigências de padrões de segurança.

Essa decisão tem um impacto imensurável para milhares de brasileiros que utilizam a aviação regional todos os dias e contam com seu serviço, por isso, colocará todos seus esforços para retomar a operação o mais breve possível.

Todos os passageiros que forem impactados neste momento serão atendidos nos termos do previsto pela ANAC, na Resolução 400 - que dispõe sobre as Condições Gerais de Transporte aplicáveis aos atrasos e cancelamentos de voos."

Tópicos
Carregue mais
Veja Também